Tempo - Tutiempo.net

Putin se reúne com a presidente do Banco do BRICS, Dilma Rousseff, no âmbito do SPIEF

DILMA E PUTIN

Nesta quinta-feira (6), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e a presidente do Novo Banco do Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do BRICS, se encontraram no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Na reunião, Putin disse estar feliz por continuar o diálogo com Rousseff e que o NDB está operando com sucesso.

“Nos reunimos no ano passado à margem da Cúpula Rússia-África, e estou satisfeito por poder continuar o nosso diálogo. Devo salientar que durante este ano o NBD conseguiu fazer muito sob a sua liderança, tendo mostrado um lucro significativo pela primeira vez, lucro líquido, e de fato, está se recuperando, trabalhando cada vez mais de forma organizada e bem-sucedida”, disse Putin na reunião.

Ao mesmo tempo, o presidente russo afirmou que espera realizar uma ligação telefônica com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, nos próximos dias.

“Peço que enviem meus melhores votos ao atual presidente do Brasil, o senhor Lula [da Silva]. Ele e eu concordamos em fazer um telefonema nos próximos dias para discutir os laços bilaterais”, declarou, acrescentando que a Rússia espera a visita de Lula a Kazan em outubro para participar da cúpula do BRICS.

Por sua vez, Dilma ressaltou, durante a reunião, que a Rússia desempenha um papel importantíssimo para os países emergentes.

As autoridades se encontraram no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), evento empresarial russo anual para o setor econômico que acontece entre os dias 5 e 8 de junho e conta com a presença de mais de 130 países.

SPUTNIK

OUTRAS NOTÍCIAS