Tempo - Tutiempo.net

Rússia alerta Estados Unidos: temos força para colocá-los em seu lugar

Tanques em combate

A Rússia alertou os Estados Unidos nesta quinta-feira (17) que Moscou tem o poder de colocar a maior superpotência mundial em seu lugar.

O país também acusou o Ocidente de alimentar um plano russofóbico selvagem para destruir a Rússia.

Dmitry Medvedev, que serviu como presidente de 2008 a 2012 e agora é vice-secretário do Conselho de Segurança da Rússia, disse que os Estados Unidos alimentaram a “repugnante” russofobia em uma tentativa de forçar a Rússia a se ajoelhar.

“Não vai funcionar – a Rússia tem o poder de colocar todos os nossos inimigos impetuosos em seu lugar”, disse Medvedev.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, os Estados Unidos e seus aliados europeus e asiáticos impuseram sanções a líderes, empresas e empresários russos, isolando a Rússia de grande parte da economia mundial.

Brasil 247Rússia divulga documento que supostamente comprova produção de armas biológicas na Ucrânia pelos EUA

O presidente Vladimir Putin diz que o que ele chama de operação militar especial na Ucrânia foi necessário porque os Estados Unidos estavam usando a Ucrânia para ameaçar a Rússia e a Rússia teve que se defender contra o “genocídio” de pessoas de língua russa pela Ucrânia.

A Ucrânia diz que está lutando por sua existência e que as alegações de genocídio de Putin são um absurdo. O Ocidente chama de ficção as afirmações de que quer destruir a Rússia.

A Rússia diz que, apesar das sanções, pode se sair bem sem o que considera um Ocidente enganoso e decadente liderado pelos Estados Unidos.

Ele diz que sua tentativa de estabelecer laços com o Ocidente após a queda da União Soviética em 1991 terminou e que devolverá laços com outras potências, como a China.

REUTERS

OUTRAS NOTÍCIAS