Tempo - Tutiempo.net

STF NÃO DISTRIBUI RECURSO DE LULA E NÃO EXPLICA O MOTIVO

Alexandre e Lula

O Supremo Tribunal Federal (STF) escancarou a determinação de manter sob prisão política o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para proibir que ele dispute as eleições presidenciais de outubro, que Lula lidera com 31% de intenções de voto.Agora, a Suprema Corte está atrasando deliberadamente a distribuição de uma Reclamação em favor de Lula.

Segundo o portal jurídico Jota, às 20:46:07 dessa quinta-feira, 28, foi protocolada no STF a Reclamação 31012 em favor do ex-presidente Lula.

Até o momento não havia sido distribuída para um relator.

Já às 22:17:57 foi protocolada a Reclamação 31013, sem relação com o ex-presidente. Minutos depois, estava distribuída, como é a praxe da Corte.

O STF não explica o porquê da demora.

Antes desta “pedalada” na distribuição do recurso em favor de Lula, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, já havia manobrado para manter a prisão de Lula, ao retirar da Segunda Turma do STF e mandar para o Plenário o julgamento do pedido pedido de liberdade do ex-presidente.

Fachin também pediu ao STF que analise a questão da inelegibilidade de Lula

Edson Fachin tenta garantir que o recurso seja analisado pelo plenário na volta do recesso, a fim de evitar uma decisão liminar de outro ministro antes disso.

O STF entra em recesso em julho e retoma as atividades em agosto.

A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, convocou sessão extraordinária do Plenário do STF para esta sexta-feira, 29, em que o caso de Lula poderá ser discutido.

A defesa do ex-presidente insiste para que Lula seja julgado na Segunda Turma do STF, como ocorre com diversos réus da Lava Jato (.

Às  10h03 minutos  o  algoritmo do STF sorteou para o ministro Alexandre de Moraes a relatoria da Reclamação de Lula.

OUTRAS NOTÍCIAS