Tempo - Tutiempo.net

Taxa Selic será Central avaliada pelo Banco Central na quarta-feira se mantida em 6,5%

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) faz na próxima terça-feira (7), a terceira reunião de 2019 para estabelecer a taxa básica de juros, a Selic, que hoje está em 6,5% ao ano.

Na quarta-feira (8), após a segunda parte da reunião, a taxa será anunciada.

Instituições financeiras que foram consultadas pelo Banco Central preveem que a Selic deve continuar no mesmo percentual, segundo a Agência Brasil.

A taxa é referencial usado nos demais juros da economia, sendo a taxa média em negociações com titulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas todos os dias no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic).

A inflação tem meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, em 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%, neste ano.

De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa Selic foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser reajustada gradualmente até alcançar 14,25% em julho de 2015. Nas reuniões seguintes, a taxa foi mantida nesse patamar.

Em outubro de 2016, foi iniciado um longo ciclo de cortes na Selic, quando a taxa caiu 0,25 ponto percentual para 14% ao ano.

Esse processo durou até março de 2018, quando a Selic chegou ao seu mínimo histórico, 6,5% ao ano, e depois disso foi mantida pelo Copom nas reuniões seguintes.

OUTRAS NOTÍCIAS