Tempo - Tutiempo.net

Tombini: Política monetária exitosa tem mantido inflação sob controle

A bem sucedida política monetária brasileira nos últimos anos tem sido capaz de manter a inflação sob controle, apesar do aumento dos preços de serviços, sobretudo, resultante de um quadro de baixo desemprego, defendeu neste sábado o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, durante discurso no Seminário Anual de Política Econômica, nos Estados Unidos.

O evento reúne, desde sexta-feira, os principais presidentes de bancos centrais do mundo.

“Temos hoje um quadro de aumento de preços mais acentuado na área de serviços como decorrência direta do crescimento do poder aquisitivo dos trabalhadores. Isso nos exige dados cada vez mais detalhados sobre o mercado de trabalho”, disse o presidente do BC brasileiro, destacando que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fazem, desde 2012, levantamentos semanais da situação do emprego em todas as regiões do Brasil.

A relação entre política econômica e demografia foi o ponto central da apresentação do presidente do BC no evento.

Durante seu discurso, ele mostrou dados demográficos do país e destacou que o Brasil tem como desafio, assim como os países desenvolvidos, pensar políticas monetárias que considerem o envelhecimento da população economicamente ativa.

“Assim como outros países latino-americanos e em desenvolvimento, tivemos uma queda expressiva da natalidade a partir dos anos 60 do século passado e esse processo se tornou particularmente intenso nos últimos anos, o que nos demanda políticas que considerem que, mais qualificados, os brasileiros entrarão mais tarde e em menor número no mercado de trabalho nas próximas décadas”.   

Fonte: Joel Rodrigues

OUTRAS NOTÍCIAS