Tempo - Tutiempo.net

2ª Etapa do I Curso da Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia acontece neste final de semana

 

Foi realizado em Feira de Santana, na 2ª semana de outubro, a primeira das oito etapas do I Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia, que discutiu alguns conceitos introdutórios do Marxismo. Na oportunidade, foi registrada a participação de mais de 100 militantes, companheiros e companheiras que representam um conjunto de mais de 40 organizações, entre sindicatos, movimentos sociais, movimentos de juventude e pastorais sociais.

A finalidade principal dos Cursos da Realidade Brasileira (CRB’s) é contribuir com a formação dos Movimentos Sociais, com vistas à redimensão da teoria direcionada à prática, a partir da análise das obras de pensadores como Florestan Fernandes, Caio Prado Junior, Paulo Freire, Celso Furtado, Darcy Ribeiro, entre outros.

Começaram a ser realizados em 2001, em Minas Gerais, e desde então, organizados pelos diversos Movimentos que alicerçam a luta de classes no Brasil, foram levados para os diversos Estados e diversas Regiões do país. Aqui no Recôncavo Baiano, é resultante da construção das organizações participantes com apoio institucional da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Cruz das Almas).

 

Com seu percurso itinerante, a segunda etapa do I CRB será realizada na Estação Experimental de Fruticultura Tropical (EEFT), da EBDA, em Conceição do Almeida (próximo a Cruz das Almas), e terá início nesta sexta-feira (22). Serão discutidos entre outros assuntos, a formação do povo brasileiro, tendo como abordagem principal a Questão Racial, com base em Clóvis Moura, que em sua vasta produção intelectual, abordou com criticidade e complexidade sem iguais o tema do negro na formação do Brasil, explicitando de uma vez por todas que a exclusão, marca da nossa sociedade, tem cor.

A assessoria e mediação do curso será feita por Weber Lopes, mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, militante e educador social.

Fonte: Redação / Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS