Tempo - Tutiempo.net

Aprovado em Medicina, estudante viraliza ao contar a notícia para o pai durante trabalho na zona rural

Sandro Nascimento e família

Um abraço repleto de emoções tomou conta das redes sociais no Brasil. O vídeo, postado inicialmente em um grupo de WhatsApp da família, mostra a reação do agricultor João Batista de Brito Rocha, após receber a notícia de que o filho, Sandro Nascimento, foi aprovado no curso de Medicina na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ao saber da conquista, o jovem vai até a roça onde o pai estava trabalhando na enxada e surpreende com a novidade. Emocionados, o abraço e as lágrimas simbolizam a alegria e superação de um jovem nascido na zona rural, estudante da rede pública de ensino, que não poupou esforços para superar novos desafios.

“As cenas começaram a viralizar após ser postado no Twitter. Rapidamente, já estava em várias páginas do Instagram, sites e muitas pessoas começaram a comentar e enviar mensagens.

Passar em Medicina e contar para meus pais foi uma emoção muito grande. Estava há três anos tentando e conseguir foi uma grande vitória. A gente olha para todo um caminho percorrido de estudos, batalhas e dificuldades. Vem o sentimento de agradecimento e gratidão por ter vencido. Busquei meu pai após contar a minha mãe.

Ele estava trabalhando, mas não queria esperá-lo voltar da roça, porque foi uma das pessoas que mais me incentivaram a continuar nos estudos. Apesar de serem analfabetos, os dois foram fundamentais para que nunca pensasse em desistir da escola”, afirma o estudante.

Morando com os pais e o irmão, Sandro diz que gosta de mostrar um retorno positivo para a família, sendo uma forma de agradecer por todo cuidado recebido.

“Quando contei para eles, ficamos sem acreditar. Ainda achamos que estamos vivendo em um sonho bom”, destaca.

A mãe de Sandro, Luciana Nascimento, também emocionada, relata que “estava na cozinha fazendo a comida e ele veio me abraçando e contou. Fiquei emocionada e comecei a chorar. Fiquei muito feliz, ainda não tô acreditando que isso aconteceu”. Já João, emocionado, diz: “Deus há de te dar muitos anos de vida e saúde, meu filho!”.

Sandro Nascimento foi aluno do Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé.

Como estudante no Ensino Médio, esteve em mostras científicas sendo um destaque em diversos momentos, a exemplo da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), com o projeto de captação e uso da água da chuva no ambiente escolar, através de caixas feitas com garrafas PET.

Matriculado no curso de Biologia na Ufba, desde 2020, o estudante vai continuar no mesmo Campus em Vitória da Conquista, mudando apenas o curso.

“Fazia a graduação e dividia meu tempo para estudar o conteúdo da faculdade e os assuntos do Enem para entrar em Medicina.

Espero estudar bastante, desenvolver um belo trabalho e exercer uma Medicina humanitária, procurando servir as pessoas. Quero que a minha história de perseverança e força de vontade inspirem outros estudantes e mais conquistas e momentos de felicidade, como o meu, sejam replicados em todo Estado”.

OUTRAS NOTÍCIAS