Tempo - Tutiempo.net

Aumentam 8% casos de bullying em escolas estaduais

Iniciativas dentro das escolas ajuda no combate ao bullying entre estudantes

Os casos registrados de bullying registrados em escolas estaduais de São Paulo aumentaram 8% em 2017, em relação ao ano anterior. Os número foram fornecidos pela Secretaria de Educação do estado.
No ano passado, o órgão recebeu a denúncia de 564 casos, 80 a mais do que em 2016. O número de vítimas de bullying pode ser maior, porém, pois, muitas vezes, as crianças e adolescentes não denunciam a prática.
Na Escola Estadual Jornalista David Nasser, no Capão Redondo (Zona Sul), a iniciativa do professor Victor Moraes Filho foi transformar o bullying em uma peça de teatro.
“Assim você influencia tanto as pessoas que praticam o bullying a parar, porque sabem que é uma coisa errada, quanto a quem sofre a não ficarem caladas e pedir ajuda”, diz a estudante Giovana Oliveira Silva, que participa da atividade.
Já em outra unidade, no Jardim Esmeralda (Zona Oeste), a coordenação colocou um painel em cada classe com um espaço para que cada aluno informe como está se sentindo. Quando um estudante acumula muitos sentimentos negativos, os professores podem ficar mais atentos. Um grupo de diálogo também existe para apoiar quem quer se abrir.
A Secretaria Estadual da Educação disse que o bullying é objeto de trabalho de diversos projetos e que 3.500 profissionais da educação já atuam como mediadores de conflitos. A secretaria também diz que pretende ampliar esse número de profissionais ainda em 2018.

Mariana Aldano

 

OUTRAS NOTÍCIAS