Brasileiros podem se inscrever até hoje na Universidade de Coimbra

Termina nesta sexta-feira, 13 de junho, o prazo para os brasileiros fazerem a inscrição na Universidade de Coimbra, em Portugal, utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

 

Podem se candidatar aqueles que obtiveram a média mínima de 600 pontos em uma das edições entre 2011 e 2013 do exame. Porém, a expectativa é que a nota de corte seja maior, saiba detalhes. O início das inscrições foi em 26 de maio.

 

São ofertadas 630 vagas para brasileiros em cursos de sete das oito faculdades: letras, direito, ciências e tecnologia; farmácia, economia, psicologia; ciências da educação, ciências do desporto e educação física, veja. O único indisponível é Medicina, pois a demanda de portugueses é maior que a oferta.

Mobilidade

Dos 23 mil estudantes da Universidade de Coimbra, cerca de 2 mil são do Brasil. Os alunos que forem aprovados poderão participar do programa de mobilidade no ensino superior da União Europeia. Assim, é possível estudar em outras instituições do continente por um ou dois semestres.

 

As taxas cobradas para estudar na universidade são dez parcelas de 700 euros (cerca de R$ 2,1 mil). Pelas estimativas da instituição, o aluno deve precisar de mais 500 euros (R$ 1,5 mil) mensais para se manter. A universidade prestará auxílio aos alunos para buscar moradia e a concessão de visto.

 

Coimbra é a instituição portuguesa de ensino superior mais antiga. Ela foi a primeira instituição do país a anunciar a adoção do Enem como forma de seleção de brasileiros. Depois dela, a Universidade da Beira Interior (UBI) também decidiu aderir a este sistema.

Fonte: R7/ Foto: web.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS