Tempo - Tutiempo.net

Câmara dos Deputados empossa estudantes baianos no Programa Parlamento Jovem Brasileiro

A Câmara dos Deputados realizou, na quinta-feira (6), a posse virtual de 78 jovens selecionados para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro.

Transmitida ao vivo pelo YouTube, a atividade empossou seis representantes baianos: Elber Souza, Jamily Samara, Kauã Cerqueira, Pedro Luan de Sousa, Lucas Araújo e Matheus Luquini.

No programa, eles tomam posse como deputados e simulam uma jornada parlamentar real, atuando como autores e relatores de propostas legislativas.

A simulação de sessões do Plenário está prevista de 11 a 14 de maio de 2021, quando os jovens irão a Brasília para participar do processo legislativo presencialmente.

Até este período, os parlamentares vão passar por formações e debater as propostas de lei previamente apresentadas no programa.

O estudante Elber Souza, 17 anos, que cursa o 3° ano no Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, elaborou o projeto de lei ‘Pesquisas científicas nas áreas acerca dos idiomas indígenas por instituições públicas’ e diz estar motivado com a iniciativa.

“Espero aprender bastante e aproveitar essa oportunidade única! Até agora, já formamos os partidos e estamos convictos de que a experiência em Brasília será inesquecível e de grande aprendizado para todos nós”, afirma Elber.

Participação juvenil

Para o coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria da Educação do Estado, Jocivaldo Bispo, se trata de um período de formação estudantil para o fortalecimento da democracia.

“É um momento de aprendizagens com as diferenças e de incentivo à participação juvenil na vida política. Poucos jovens gostam de política e umas das funções da Educação é a de preparar uma sociedade participativa e baseada nos valores da democracia. E democracia não se faz no silêncio, mas na participação”, explica o coordenador.

Propostas de lei dos jovens parlamentares

Elber Souza Almeida – Colégio Democrático Estadual Castro Alves – Ipupiara
Proposta de Lei n° 812/2020

Jamily Samara Jesus Aleluia – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
Proposta de Lei n° 534/2020

Kauã Cerqueira Dias – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
Proposta de Lei n° 350/2020

Pedro Luan Santos de Sousa – Escola SESI Djalma Pessoa – Salvador
Proposta de Lei n° 618/2020

Lucas Araújo Faria – Colégio Militar de Salvador
Proposta de Lei n° 908/2020

Matheus Francisco Luquini – Colégio Militar de Salvador
Proposta de Lei n° 249/2020

Ascom/Secretaria da Educação do Estado

OUTRAS NOTÍCIAS