Feira de Santana recebeu, a partir de quinta-feira (8), a Caravana da Educação que, além de entregar kits com 300 livros para 12 escolas estaduais, está levando serviços de saúde, cidadania e cultura para a comunidade escolar do município.
As ações foram iniciadas no Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, localizado no distrito de Maria Quitéria, e prosseguem até sexta-feira (9), com diferentes atividades promovidas pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), nos colégios estaduais de Tempo Integral Assis Chateaubriand e Carolina Maria de Jesus.
A secretária da educação, Rowenna Brito, ressaltou a importância dos investimentos realizados no município.
“Estamos fazendo uma grande Caravana da Educação, com entregas para a população e disponibilizando diversos serviços. Só nessa agenda de Feira de Santana de hoje, nós estamos falando de R$ 105 milhões de investimento. Então, é o governo presente cuidando da educação e de quem mais precisa”.
Egressa do Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria, Maiane Santos, 28 anos, que hoje é jornalista, falou da satisfação em retornar à sua antiga escola para ver de perto os avanços na educação.
“Voltar, aqui, depois de 11 anos, e ver outros estudantes com novos projetos e perspectivas é muito significativo, pois eles terão mais oportunidades, assim como eu tive, de ter uma formação de qualidade e um futuro promissor”, comentou.
Através da parceria com a Secretaria de Saúde (Sesab), via Programa Saúde na Escola, o Caravana da Educação está ofertando serviços de odontologia, como limpeza, restauração dentária e tratamento de canal, no Odontomóvel instalado no Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria.
A iniciativa também beneficiará outras unidades escolares de Feira, até o dia 14 de agosto. Paralelo a essa atividade, a equipe de profissionais do Programa Saúde do Professor está reforçando a campanha Agosto Lilás, com roda de conversa sobre como identificar e prevenir a violência contra a mulher e promovendo atividade física laboral.
A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), por sua vez, está orientando pessoas da comunidade que não concluíram os estudos sobre como fazer a prova de certificação e conquistar o certificado de conclusão dos ensinos Fundamental e Médio.
A programação conta, ainda, com a presença da Biblioteca Móvel (Bibex) e da Fundação Pedro Calmon (PFC), que é vinculada à Secretaria da Cultura (SecultBa), com uma exposição das ações da Educação Profissional; atendimentos para os diretores das escolas estaduais de Feira de Santana e do Território Portal do Sertão; e apresentações de fanfarras escolares.
Já a Caravana ‘Fala, Juventudes: qual Feira de Santana queremos?’ realiza oficinas, rodas de conversa e formações sobre diversas temáticas, a exemplo de ‘Juventudes e empoderamento negro’.
E, por meio da parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), estão sendo promovidas oficinas de letramento racial e exposição do acervo da Biblioteca Carolina Maria de Jesus.
Informações da SEC