Tempo - Tutiempo.net

Educadores infantis da rede municipal de ensino entraram em greve

Educadores infantis da rede municipal de ensino de Araucária entram em greve

Educadores dos Centros de Educação Infantil (CMEIs) de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, entraram em greve nesta terça-feira (17).

Cerca de 80% dos CMEIs interromperam as atividades nesta manhã, de acordo com o sindicato da categoria.

Eles pedem, entre outras reivindicações, a equiparação da categoria de educador com a de professor e reclamam que a negociação com a prefeitura está difícil.

De acordo com o sindicato, muitas vezes, esses profissionais desempenham a função de professores, mas acabam não tendo os mesmos direitos. Eles dizem que faltam, por exemplo, momentos para planejar as atividades com as crianças – as chamadas horas-atividade.

Os educadores querem também que o calendário letivo dos CMEIs seja igual ao das escolas municipais.

Em entrevista à RPC, nesta manhã, o secretário de Governo de Araucária, Genildo Carvalho, disse que, neste momento, não é possível atender às reivindicações dos servidores.

De acordo com o secretário, a prefeitura vem negociando com os servidores há mais de um ano, porém, segundo ele, é necessária a criação de uma comissão para avaliar esses pedidos e saber a legalidade e a viabilidade das reivindicações.

Genildo acrescentou, ainda, que vai tentar negociar o fim da greve. Se isso não acontecer, os dias parados devem ser descontados dos salários dos servidores.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS