Tempo - Tutiempo.net

‘Ele nasceu pra ser professor’, diz mãe de menino que dá aula sobre ciências na internet

Foto: Vitor Muniz/G1

Aos 9 anos, Vinicius Schvartz não teme encarar assuntos como energia eletrostática, circunferência trigonométrica e gravidade artificial. Assuntos tidos como complexos até por gente bem mais velha que ele são o que despertam a sua curiosidade e o motivam a fazer pesquisas e a apresentar breves aulas em um canal no YouTube. Com mais de 57 mil inscritos, a iniciativa de sucesso rendeu fãs e até garantiu bolsa de estudos em colégio particular.

A mãe de Vinicius, Claudia Schvartz, conta que o menino sempre foi uma criança precoce. “O Vinicius sempre começou as fazer as coisas muito cedo. Ele começou a andar aos 9 meses e, aos 3 anos, já estava lendo suas primeiras palavras “, diz Claudia.

O interesse do garoto por temas complexos começou quando a mãe levou para casa um livro ilustrado sobre o corpo humano, que encontrou em uma feira do livro na saída do shopping, ao lado de alguns bonecos de super-heróis.

“Quando eu cheguei em casa, fui dar os bonecos e dei livro também, ele nem ligou para os bonecos e ficou fascinado pelo livro”, afirmou Claudia. “Ele quer levar o livro para todo lugar, quando vamos ao mercado e ele pergunta se ele pode levar” .

O garoto começou a pesquisar sobre o corpo humano e a desenhar os vasos sanguíneos. Apesar do interesse por anatomia, a verdadeira paixão de Vinicius surgiu quando ele descobriu o espectro da luz visível em uma pesquisa na internet.

Segundo Claudia, Vinicius queria explicar tudo que aprendia nos livros e na internet, até que surgiu a ideia de fazer o canal, como forma de ocupar o tempo de Vinicius e extravasar sua curiosidade.

Canal no Youtube

Em seu canal, Vinicius explica com a leveza de um garoto de 9 anos assuntos como o efeito fotoelétrico, a anatomia do olho humano, a quarta dimensão e o espaço-tempo. Os vídeos têm sempre de três a oito minutos e são produzidos, na maioria das vezes, pelo próprio Vinicius.

Segundo Vinicius, os assuntos são descobertos em pesquisas na internet ou em seus livros. Depois de estudar muito sobre o tema, arruma a lousa, coloca seu tablet no tripé e grava as “pocket aulas”.

“Eu vejo nos livros, como o vídeo da energia eletrostática para pintar carros, ou pelo Google mesmo, aí eu gravo e posto”, explica Vinicius.

Vinicius Schvartz em uma de suas aulas no YouTube. — Foto: Reprodução/Youtube

Vinicius Schvartz em uma de suas aulas no YouTube. — Foto: Reprodução/Youtube

Os pais não ficam de fora das aulas do menino e se tornaram seus primeiros alunos. “Antes do canal, tudo o que o Vinicius via nos livros e pesquisava, ele queria explicar para gente”, afirma Claudia. “Tanto eu quanto o meu marido acabamos tendo que estudar junto, porque o Vinicius pergunta sobre as coisas que ele vê e não compreende. Aí nós temos que pesquisar para poder entender e explicar.”

A explosão de inscritos aconteceu entre 10 e 11 de março, quando ela começou a postar o link do canal nos comentários de youtubers já conhecidos.

“Eu tinha 56 inscritos, aí minha mãe falou: que tal a gente divulgar o seu canal?”, diz Vinicius.

De sábado para domingo, o canal foi de 56 inscritos para mais 30 mil. No dia 11 de março, na terça-feira, o canal foi retirado do ar pelo Youtube sem explicação ou aviso prévio, segundo Claudia.

“Eu não sei o que aconteceu, se o YouTube desconfiou que seria uma fraude ou compra de seguidores, mas eles derrubaram o canal. Não deram justificativa, simplesmente derrubaram o canal dele e nunca mais voltou”, pontuou Claudia.

“Como vamos fazer para contar pra ele? Ele saiu para a escola segunda de manhã todo feliz que tinha 34 mil inscritos, chega em casa no mesmo dia e não tem mais canal.”

Na terça-feira, dia 12 de março, Claudia e Vinicius resolveram começar o canal do zero. Eles fizeram outra conta e repostaram todo o conteúdo que tinham guardado. Com apoio de outros youtubers, hoje, o canal já conta com mais de 57 mil inscritos.

Entendendo a quarta dimensão espacial

“Como compreender a quarta dimensão espacial” é o vídeo mais visto do canal de Vinicius com 47 mil visualizações. Nele, o pequeno youtuber fala sobre os conceitos do objeto quadridimensional desenvolvido por Bernhard Riemann, em 1854, e aprimorado por Albert Einstein anos mais tarde, dando origem à Teoria da Relatividade.

Com a repercussão dos vídeos, um colégio particular procurou os pais de Vinicius e ofereceu uma uma bolsa de estudos integral para ele e uma bolsa parcial para sua irmã.

No dia 25 de março, Vinicius e a irmã começaram a estudar na nova escola.

Vinicius Schvartz e sua irmã com o uniforme da nova escola. — Foto: Arquivo pessoal

Vinicius Schvartz e sua irmã com o uniforme da nova escola. — Foto: Arquivo pessoal

G1

OUTRAS NOTÍCIAS