Tempo - Tutiempo.net

Enem 2019: No Acre, portões abrem às 10h

Provas do Enem no Acre ocorrem em 123 locais — Foto: Quésia Melo/G1

Diferente do como ocorreu no ano passado, com o fim do horário de verão, os portões dos locais de provas para quem vai fazer o Exame Nacional do Ensino (Enem) abrem uma hora mais tarde no Acre, às 10h (12h horário de Brasília).

O cronograma oficial do Enem 2019 segue a hora de Brasília, no Distrito Federal. Mas, por causa dos fusos do Brasil, para que as provas sejam aplicadas no mesmo momento que a de todos os candidatos do país, o horário local do Enem varia de estado para estado, sempre para acompanhar o fuso da capital federal.

De acordo como o Ministério da Educação (MEC), que divulgou uma série de orientações aos candidatos nesta semana, no Acre, os portões vão abrir às 10h e fechar às 11h, com início das provas às 11h30 e o término das provas às 17h, no primeiro dia de provas. No segundo dia, as provas encerram às 18h30.

As provas do Enem serão feitas nos dias 3 e 10 de novembro – primeiro e segundo domingo do mês – em 17 cidades do estado. No país, a edição tem 5.095.382 inscritos.

Para acessar as orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é necessário digitar o CPF e a senha cadastrada na inscrição na página do participante.

Provas

No Acre, mais de 38 mil estudantes estão inscritos. A Secretaria de Operações Integradas (Seop) se reuniu, no último dia 22, para estabelecer estratégias para a Operação Enem 2019.

A ação deve ser deflagrada na próxima quarta-feira (30), com o deslocamento dos malotes contendo as provas até os municípios do interior do estado. Somente na capital acreana, Rio Branco, serão 97 militares atuando em 63 locais de provas.

O coordenador da operação, coronel Ricardo Brandão, informou que na quarta (30) serão entregues os malotes com as provas nas cidades de Sena Madureira, Feijó, Tarauáca, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

Em seguida, na quinta (1), as provas serão levadas para Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Já no dia seguinte, sexta (2), a escolta de provas irá para Plácido de Castro, Acrelândia, Xapuri, Brasileia e Epitaciolândia. No dia 3, a previsão é de que as provas sejam distribuídas para os municípios de Senador Guiomard, Porto Acre e Rio Branco.

“Essa reunião foi de alinhamento para finalizar os detalhes de organização e implementação da operação de segurança do Enem. Além das escoltas das provas, temos a segurança dos locais de aplicação, monitoramento do processo de aplicação das provas desde o início para garantir que não haja nenhuma fraude e a segurança de todos os participantes”, disse o coronel.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS