Tempo - Tutiempo.net

Escola em SP inova ao inverter turno de alunos

No Brasil, as escolas dos níveis fundamental e médio são obrigadas a seguir uma carga horária de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias letivos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

 

O horário em que essas aulas serão dadas segue diretrizes das secretarias de educação dos Estados e municípios. Mas, apesar de serem apenas diretrizes e não determinações fechadas, poucas escolas fogem à regra de que as aulas do período matutino começam entre 7h e 7h30.

 

Uma das raras exceções em São Paulo é o da escola estadual Francisco Brasiliense Fusco, no Jardim Umarizal, na zona oeste da capital. Há cinco anos, a diretora Rosangela Macedo Moura resolveu desafiar a lógica predominante – em que alunos a partir do 6º ano (antiga 5ª série) estudam de manhã e os de anos anteriores, à tarde – e inverter de turno os estudantes.

“Depois de 20 anos vendo aluno meu dormir de manhã na aula, cansei e resolvi mudar o horário das crianças e dos adolescentes”, diz Rosangela. Assim, os alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental (1ª a 4ª série) passaram para a manhã. “As crianças estão cheias de energia nesse horário. Funciona superbem para eles.”

 

 

E, em contrapartida, os estudantes do 6º ao 9º ano (antigo ginásio) e os do ensino médio (antigo colegial) começaram a estudar à tarde. “Vimos uma melhoria imediata. O nível de faltas entre os alunos mais velhos despencou, enquanto o rendimento melhorou muito”, conta a diretora.

Fonte: UOL/ Foto Web.

OUTRAS NOTÍCIAS