Tempo - Tutiempo.net

Estado da Bahia fomenta o livro, leitura e a escrita

Governador da Bahia fomenta a leitura de livros

Que o mundo do livro e da leitura é encantador, quase todos os baianos já sabem.

E neste sentido que a Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA) vem na última década investindo esforços e recursos no para universalizar e descentralizar o acesso aos encantos do conhecimento.

Gerida pela Secretaria de Cultura, a FPC desenvolve ações e políticas que trabalham o propósito de incentivar a leitura, a formação de mediadores de leitura e fomentar e divulgar a produção de livros.

Toda atuação é desenvolvida via a Diretoria do Livro e da Leitura (DLL/ FPC), criada em 2011, e que fortalece as políticas públicas do campo, através de diálogo com a cadeia produtiva do livro: leitores, escritoras, editoras, gráficas e gestores públicos.

Desta forma, as ações são desenvolvidas mediantes a interação as organizações sociais (como editais, convênios e parcerias); formação de leitores e mediadores de leitura, organização de concursos e campanhas e sobretudo, sobre fortalecimento das iniciativas em prol da leitura e escrita em todo Estado, principalmente, os eventos literários.

Nos últimos quatro anos, a categoria de eventos literários multiplicou-se em todo Estado, estando presente em mais de 30 municípios baianos, como Praia do Forte, Paiaiá, Ilhéus, Mucugê, Santo Estevão, Cachoeira, Feira de Santana, Canudos e Senhor do Bonfim, entre outros.

Este roteiro é resultado de uma diretriz implementada em 2011 e que age descentralizando as ações culturais e fomentando a discussão da arte literária e o incentivo à leitura. Boa parte dos eventos literários que acontecem na Bahia contam não só com a participação como também com a promoção da FPC.

A Fundação Pedro Calmon também atua dando suporte técnico – o que culminou na coordenação da Rede Colaborativa de Festas Literárias.

Decorrente do crescimento do número de festas, a rede teve seu início na Feira Literária de Mugugê (Fligê), de 2019 e tem como objetivo, estimular a leitura e a democratização do acesso ao livro, mapear os eventos que ocorrem por todo Estado.

Nesta mesma linha, a Rede propõe a criação de edital para apoio das feiras e o fortalecimento do plano estadual do livro e da leitura.

Extensão

Com as participações nos eventos, a FPC evidência que as bibliotecas não são espaços apenas de leitura e deposito de livro, mas, também, um lugar de transformação e construção do conhecimento.

A diretora da BIBEX, Rosemaura Conceição considera que as ações promovem as bibliotecas como “uma porta de entrada para o conhecimento através de diferentes linguagens e formas de manifestações artísticas culturais, firmando, assim, o papel da biblioteca pública enquanto fomentadora de cultura e como ferramenta de crescimento social”.

Rosemaura complementa que as atividades atendem “demanda apresentada pela comunidade e pelo próprio segmento, a partir de experiências em edições anteriores”.

Em 2020, a FPC, por meio dos recursos Prêmio Fundação Pedro Calmon, na categoria Livro e Leitura, dentro do Programa Aldir Blanc Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, contemplou 22 iniciativas, recebendo R$ 200 mil cada, para a realização de eventos literários no formato virtual.

Entendendo o contexto e a relevância dos eventos literários, a FPC/SecultBA realizou em 2019, o Festival Literário Nacional (FLIN), no bairro de Cajazeiras/Salvador, com a perspectiva de dialogar com a juventude sobre as diferentes linguagens por ela utilizada como mecanismo de fortalecimento da identidade cultural.

Para o diretor geral da FPC, Zulu Araújo, o FLIN se destacou por conseguir reunir ações de incentivo à leitura, formação de leitores e acesso ao conhecimento na esfera do livro e da leitura.

“O mais simbólico do evento foi potencializar a importância da leitura num bairro tão simbólico para capital como Cajazeiras, reunindo tantos jovens com nomes ícones da nossa cultura”.

FPC

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS