Tempo - Tutiempo.net

Estudante de Porto Alegre é selecionada para curso em universidade na Inglaterra

Kauane selecionada para curso de verão da Universidade de Cambridge

A estudante de 17 anos, Kauane Santos de Oliveira, moradora do bairro Restinga, extremo sul de Porto Alegre, foi selecionada para fazer um curso de verão na Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Aluna do segundo ano do curso técnico em Eletrônica do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Kauane conta que quando soube que havia sido selecionada, só chorava.

“É uma coisa que parece muito surreal. E quando eu passei eu só sabia chorar, eu tava surpresa, eu acordei eu vi o e-mail: ‘Eu passei, eu ganhei uma bolsa”.

Para conseguir a bolsa, Kauane precisou escrever uma redação em inglês, respondendo uma pergunta específica do curso selecionado por ela: Engenharia.

“A redação tinha que ser escrita em inglês britânico. Eu cheguei a fazer uns cursos quando era mais nova, mas na maior parte do tempo eu mesma me ensinei o inglês, então eu sabia ali o básico, sei mais escrever, porque eu leio bastante texto em inglês também”, conta.

A pergunta que deveria ser respondida por Kauane era: Nós podemos viver sem os transistores? Você concorda?

Foi do questionamento que surgiu a redação “Transistores: os neurônios da tecnologia”, sobre a importância do componente nos avanços tecnológicos e a impossibilidade de vivermos sem ele.

“Primeiro eu tinha receio de participar porque achei que não fosse uma coisa pra mim. Cinco dias antes de enviar, eu tava com a redação ali quase pronta e pensei por que não?”

Para a estudante foi também uma oportunidade de aprender durante a pandemia. “Como as aulas estavam paradas, foi uma maneira de sair dessa inércia que eu estava, me dispor a fazer uma pesquisa e fazer uma redação”, conta.

Ajuda para a viagem

O programa de verão da Universidade de Cambridge tem duração de duas semanas, entre os meses de julho e agosto de 2021.

Ele oferece a oportunidade para alunos de 13 a 18 anos enviarem redações sobre assuntos específicos. Apesar de ter conquistado a bolsa, Kauane precisa de ajuda para fazer a viagem.

“A libra está muito cara, na conversão sai caro. Estou fazendo vaquinhas, entrando em contato com algumas pessoas. Já arrecadei bastante mas ainda não é suficiente pra ir. Mas tem um pessoal me ajudando, estou recebendo carinho. Está sendo uma coisa surreal”.

Para os estudantes que sonham em uma oportunidade internacional, Kauane dá um conselho.

 “É melhor tentar e falhar, do que simplesmente não tentar e ficar pensando no ‘e se’. Então não desistam, tentem, persistam, porque pode ser que vocês não ganhem nessa mas a carga de experiência que vocês vão arrecadar pesquisando, escrevendo, tentando, investindo em ti é impagável.”

RBS TV e G1 RS

OUTRAS NOTÍCIAS