Tempo - Tutiempo.net

Governo vai criar indicador para avaliar a educação infantil, diz presidente do Inep

Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (Foto: Carolina Moreno/G1)

 O governo federal vai elaborar um novo indicador para medir a educação infantil. Batizada de Avaliação Nacional da Educação Infantil (Anei), ela deve ser incluída na edição do Sistema Nacional de Avaliação Educacional (Saeb) realizada em 2019, segundo afirmou Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), durante o 1º Congresso da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), em São Paulo.

Em entrevista aos jornalistas no evento, na tarde desta quinta-feira (29), Maria Inês salientou que, ao contrário das demais avaliações do Saeb, a Anei não vai submeter os alunos da creche e da pré-escola a exames, testes ou provas.

Entre as variáveis que devem ser incluídas na Anei estão a oferta de vagas, o acesso e a permanência dos alunos, se as instituições têm espaço físico adequado, como banheiros adaptados à primeira infância, e se os equipamentos têm brinquedos e outros materiais pedagógicos adequados.

A presidente do Inep diz que a questão da formação dos professores também deve ser levada em conta na elaboração da nova avaliação.

Segundo Maria Inês, a Anei deve ser realizada por meio de questionários aplicados junto às creches e pré-escolas. Ela disse ainda que as instituições privadas também serão incluídas.

Carolina Moreno

OUTRAS NOTÍCIAS