Tempo - Tutiempo.net

Livro de Hitler vira tema de curso especializado na Holanda

Imagem Agência EFE/Alexander Heinl

O Instituto Internacional de Filosofia de Amsterdã (ISVW) oferece um curso sobre o significado do livro “Mein Kampf” (Minha Luta), de Adolf Hitler, proibido na Holanda até um ano trás, para “resolver inquietações” relativas à ideologia nazista.

“O debate deve acontecer em uma linha correta. Precisamos saber o que há nesse documento. É o único livro que esteve proibido durante a história pós-guerra dos Países Baixos”, afirmou o diretor do programa, Erno Eskens.

Vender cópias do livro de Hitler na Holanda era ilegal desde a década de 1980, mas no início deste ano o Tribunal Supremo deu ganho de causa a um alfarrabista de um sebo em Amsterdã que colocou cópias à venda para “disseminar o ódio”.

Um tribunal tinha ordenado a prisão do alfarrabista um ano antes, alegando que a liberdade de expressão só pode ser discutida quando existe “uma necessidade social urgente”, mas a Promotoria entrou com um recurso no Supremo, que terminou dando seu apoio ao vendedor.

A Corte Suprema considerou que o livro, como fonte histórica de pensamento antissemita, também desempenha um papel importante no debate social sobre o antissemitismo e na luta contra o ódio.

Por isso, e com a ideia clara de que o livro só será usado como fonte histórica, o curso recebeu o apoio do Centro Holandês de Informação e Documentação sobre Israel, que promove também uma “boa tradução acadêmica” do “Mein Kampf”, bem como sua forma de ver a Alemanha, a raça e a política.

Dez importantes historiadores dão este curso, que tem um preço de mil euros e cuja primeira edição está sendo realizada desde meados de dezembro.

“Pode ser que muita gente não o tenha lido, mas não é um trabalho absurdo. Hitler põe seus pensamentos e teorias nele, não importa quão abjetos eles sejam”, afirmou Eskens à emissora holandesa “NOS”.

Segundo o diretor, o livro “deve estar aberto” ao público para “evitar que a história se repita”, por isso defende o curso.

“Hitler foi o resultado de todo tipo de pensamento que existia na cultura da sua época. Ele fez disso um coquetel explosivo. O que temos que levar em conta é que a base ainda está ali e hoje ainda há partidos que são nacionalistas. Ainda há gente que pode repetir tal coquetel”, acrescentou.

O curso também visa evitar que Hitler entre para a História com concepções equivocadas e se torne um “personagem” como Napoleão.

“Muitos pensam que Napoleão era um homem divertido que usava chapéu e que uniu a Europa. Mas hoje sabemos, vagamente, que Napoleão fez coisas terríveis nas quais morreram 6,5 milhões de pessoas. Isso não deve acontecer com Hitler”, explicou.

O curso é “qualquer coisa, menos propaganda”, da sua ideologia, defendeu Eskens, que já conta com dezenas de participantes interessados em conhecer o conteúdo de um livro proibido durante décadas nos Países Baixos.

O ISVW também dá as boas-vindas às pessoas com “ideias neonazistas que estejam abertas às críticas e ao debate”.

Hitler escreveu este livro em dois volumes quando estava em cativeiro durante cinco anos, após tentar dar um golpe de Estado em 1923, e aproveitou a privação de liberdade para moldar no “Mein Kampf” seu antissemitismo e suas ideias sobre “Lebensraum” (espaço vital, em alemão).

Depois da Segunda Guerra Mundial, os Aliados cederam os direitos do “Mein Kampf” ao estado da Baviera, onde Hitler tinha sido encarcerado e onde redigiu sua obra.

A Baviera tentou evitar a reedição do livro, mas quando o falecimento do ditador completou 70 anos, em 2015, os direitos autorais expiraram e o livro pôde voltar a ser publicado.

Por Agencia EFE

OUTRAS NOTÍCIAS