Tempo - Tutiempo.net

Mais de 510 mil candidatos já se inscreveram no Enem 2017

Foto de Arquivo

Até as 19h desta segunda-feira, 8, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 recebeu mais de 510 mil inscrições. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação, abriu o sistema às 8h, duas horas antes do previsto.

O sistema de inscrições não registrou nenhuma instabilidade neste primeiro dia. O Inep orienta que os participantes limpem o cache ou atualizem o navegador antes de iniciar as inscrições. Também é aconselhável separar os dados necessários antes de começar o preenchimento das informações. Isso porque cada tela fica ativa por até dois minutos; se depois desse período não houver qualquer ação, o sistema avisa que se tornará inativo nos próximos segundos.

A estimativa é de que pelo menos 7 milhões de inscrições sejam feitas até as 23h59 do dia 19 de maio, quando se encerra o prazo. O ministro da Educação, Mendonça Filho, destaca que o MEC está preparado para garantir o cadastro de todos os candidatos. “Se inscrevam com tranquilidade. O suporte técnico e estrutura de tecnologia da informação do MEC estão preparados para receber todas as inscrições. E estude bastante para que você tenha um excelente desempenho”, disse.

Mendonça Filho também lembrou que a aplicação da prova, a partir desta edição, será realizada em dois domingos – dias 5 e 12 de novembro. A mudança foi feita após consulta pública realizada pelo MEC no início deste ano. “[A mudança] Dará mais espaço e tranquilidade para todos os jovens do Brasil”, destacou o ministro.

Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar a página eletrônica do Enem. O participante pode ainda baixar o aplicativo Enem no celular para acompanhar o cronograma e receber alertas.

Portal do Mec

OUTRAS NOTÍCIAS