Tempo - Tutiempo.net

Mais de 92 mil candidatos não fizeram as provas no 1º dia de Enem 2019, na Bahia

ENEM 2019 - DOMINGO (3) - SALVADOR (BA) - Candidatos na abertura de portões no Colégio Estadual Manoel Devoto, em Salvador — Foto: Phael Fernandes/G1

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 teve abstenção de 23,4% na Bahia, no primeiro dia das provas, realizadas no domingo (3). Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O percentual de ausências corresponde a 92.695 pessoas que não fizeram as provas. O índice é menor que o balanço final de 2018, quando foi registrada ausência de 23,5% dos candidatos inscritos. Os dados são maiores que a média nacional de ausências no primeiro domingo deste ano, que ficou em 23%.

Em todo o estado, 395.437 candidatos se inscreveram para fazer a prova. Deste total, 302.742 compareceram aos locais de provas, sendo um total de 76,6% de candidatos presentes. A Bahia fica em 3º lugar no ranking de presenças no Enem 2019, atrás de São Paulo e Minas Gerais, no primeiro dia de provas.

Em Salvador, desde cedo era grande o movimento de estudantes nas portas dos locais de prova. O casal Tailane Almeida, de 22 anos, e Lucas Fernando, de 21, por exemplo, chegou no Colégio Estadual Manoel Devoto, no bairro do Rio Vermelho, por volta das 10h30, 1h30 antes da abertura dos portões.

ENEM 2019 - DOMINGO (3) – SALVADOR (BA) – Lucas Fernando e Tailane Almeida são namorados, estudaram juntos para Enem e fazem prova no mesmo local — Foto: Phael Fernandes/G1
ENEM 2019 – DOMINGO (3) – SALVADOR (BA) – Lucas Fernando e Tailane Almeida são namorados, estudaram juntos para Enem e fazem prova no mesmo local — Foto: Phael Fernandes/G1

Os jovens estudaram juntos para o exame e se surpreenderam ao descobrir que fariam a prova no mesmo local. Para Tailane, a coincidência foi obra do destino.

Os pais e mães de candidatos também marcaram presença cedo nos locais de prova. O relógio não marcava nem 10h30 e Antônio Edson dos Santos já estava com a filha Amanda Soares, de 17 anos, aguardando pela abertura dos portões no Colégio Estadual Manoel Devoto. Para ele, participar desse momento é essencial.

O estudante Cleiton de Jesus, de 19 anos, foi o segundo a deixar o campus da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), na capital baiana, na tarde deste domingo (3), primeiro dia do Enem 2019.

A segunda etapa de provas do Enem será no próximo domingo (10), quando serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza. Os portões nos locais de provas do Enem abrem às 12h, fecham às 13h e as provas começam às 12h30.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS