Tempo - Tutiempo.net

MEC divulgará datas do Enem 2020 nesta quarta-feira

O anúncio ocorre uma semana após o MEC divulgar o resultado da enquete com candidatos, em que 50% dos participantes afirmaram preferir a prova em maio de 2021.

Enem 2020: novas datas do exame serão divulgadas nesta quarta-feira (8) — Foto: André Melo Andrade/Myphoto Press/Estadão Conteúdo

O Ministério da Educação (MEC) informou que irá divulgar as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 nesta quarta-feira (8), às 17h.

O anúncio será feito em entrevista coletiva para a imprensa, conduzida pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e por Alexandre Lopes, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.

O MEC segue sem ministro. Desde a saída de Abraham Weintraub, em 18 de junho, e a queda de Carlos Alberto Decotelli, em 30 de junho, nenhum outro sucessor foi nomeado para o comando da pasta.

O anúncio ocorre uma semana após o MEC divulgar o resultado da enquete com candidatos, em que 50% dos participantes afirmaram preferir a prova em maio de 2021.

Apesar da preferência dos estudantes, foi necessária uma articulação com as secretarias estaduais de educação e as universidades porque a nota no Enem é usada como critério de acesso a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Além disso, o Enem também é critério de seleção para programas de acesso ao ensino superior privado, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos, e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), que ajuda a financiar o pagamento de mensalidades.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS