Tempo - Tutiempo.net

Professora de Enfermagem da Uefs é destaque na Forbes

Professora Edna Maria xde Araujo

No dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a professora Edna Maria de Araújo, do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foi destaque no site da revista Forbes Brasil.

A edição trouxe sete histórias de mulheres consideradas inspiradoras que “compartilham conquistas e obstáculos com todas as mulheres que hoje lutam por seu lugar”.

Além de apresentar um perfil pessoal da professora, a reportagem destaca as pesquisas realizadas pela docente.

Edna Maria de Araújo é enfermeira, mestra e doutora em Saúde Pública.  Atualmente, está aposentada da Uefs, mas segue atuando na pós-graduação como professora e orientadora do mestrado e doutorado em Saúde Coletiva da instituição.

Também atua no mestrado profissional em Saúde da População Negra e Indígena da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A docente possui pesquisas em áreas como saúde coletiva/ epidemiologia, desigualdades sociais em saúde, saúde da população negra, saúde de grupos em situação de vulnerabilidade e violência e saúde.

Sobre a reportagem na revista Forbes, a professora Edna disse que se sentiu contemplada e reconhecida pela homenagem.

“Eu tenho consciência que o trabalho que tenho realizado com as populações em situação de vulnerabilidade não é algo que eu faça sozinha. Ele é fruto do trabalho coletivo que envolve outros colegas e estudantes da graduação e pós-graduação. Mas, é inegável que a minha trajetória,  assim como a trajetória da maioria das mulheres negras é de muitos desafios, principalmente, em uma sociedade machista, sexista, homofóbica e racista como é a sociedade brasileira”, afirmou.

A reportagem com a professora Edna Maria de Araújo é assinada pela jornalista Fernanda Nogueira.

OUTRAS NOTÍCIAS