Tempo - Tutiempo.net

Professores de Universidades estaduais paralisam atividades

Os professores de quatro universidades estaduais entraram em greve de advertência nesta quarta-feira (17). Os docentes da UEFS (Universidades Estadual de Feira de Santana, UNEB (Universidades Estadual da Bahia), UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz ), decidiram realizar uma semana de mobilização.

O movimento pede a aprovação da alteração do projeto de lei orçamentária anual, aumentando a cota orçamentária, de 5% para 7% da receita líquida de impostos. Várias mobilizações serão realizadas nos campi, sendo que de hoje até sexta-feira (19), eles farão uma greve de advertência, suspendendo todas as atividades acadêmicas.

Hoje, a categoria fará um ato público em frente à Assembleia Legislativa, com possibilidade de ocupação por professores, estudantes e técnico-administrativos que defendem mais recursos para as universidades estaduais.

De acordo com a categoria, o governo do Estado reduziu os recursos destinados à manutenção e investimento das universidades estaduais da Bahia para 2014 em relação ao ano passado e anunciou nova redução para 2015.

Com a redução no orçamento, as obras de infraestrutura e as reformas estão paradas, há atrasos frequentes no pagamento de fornecedores e terceirizados, implicando em comprometimento da qualidade das atividades acadêmicas, pois falta material didático, equipamentos, salas de aulas, laboratórios. Além disso, concursos e seleções para professores e técnicos estão suspensos.

Fonte: Redação/R7

OUTRAS NOTÍCIAS