Tempo - Tutiempo.net

Projeto de extensão da Uefs disponibiliza performances artísticas na web

performances artísticas na web

As ações extensionistas Piano a 4 Artes e o Observatório de Contação de Histórias, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Departamento de Educação, Departamento de Letras e Artes,  Curso de Licenciatura em Música, Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Orais e Grupo Estudos Contemporâneos em Música apresentam duas séries performáticas voltadas para estudantes e professores da Educação Básica.

A primeira produção é baseada na história “Bemol Saltitante: um ratinho ao piano”. A performance artística com o nome homônimo da obra de Antonio Amargo, foi idealizada para ser apresentada na Educação Básica local, para estudantes da Educação Infantil e Fundamental I.

Entretanto, com a Covid-19 foi necessária fazer uma adaptação para ser veiculada em plataformas digitais. A primeira alteração foi a divisão da história em dois episódios com a duração de aproximadamente 15 minutos cada.

Nessa divisão, em função a narrativa da história, as músicas brasileiras ficaram concentradas no segundo episódio, além da inserção de novas danças, destacando a participação da professora e dançarina Jocélia Freire.

Outra novidade é a produção de materiais complementares direcionados para professores da Educação Básica, que atuam com música e outras artes, professores de instrumentos musicais e contadores de histórias. Os materiais produzidos disponibilizarão sugestões de exploração didática da performance.

Vale ressaltar que a produção contou com a participação de diversos profissionais das áreas envolvidas, a exemplo dos professores da Uefs responsáveis pelo Programa de Extensão Sons da Terra e o Projeto de Extensão Sons e Teclas.

O primeiro episódio da performance poderá ser assistida no canal do YouTube do Curso de Licenciatura em Música da UEFS: https://www.youtube.com/watch?v=C_wSZFd2BTU e nas plataformas vinculadas ao Observatório de Contação de Histórias e na rede social (Instagram): @piano_a4artes e @observatoriodecontacao.

Ascom Uefs

OUTRAS NOTÍCIAS