Tempo - Tutiempo.net

Rui Costa entrega equipamentos de leitura para estudantes cegos ou baixa visão da rede estadual

Equipamento para deficiente visual

Estudantes cegos ou de capacidade visual reduzida receberam do governador Rui Costa óculos capazes de fazer a leitura de textos e transformar em fala, para auxiliá-los nos estudos.

A entrega dos equipamentos aconteceu de forma simbolica para nove estudantes, nesta quinta-feira (23), na sala de reuniões do Gabinete do governador.

Ao todo, 100 óculos foram comprados e estão sendo distribuídos. Mais uma leva está sendo comprada, para atender os estudantes cegos da Rede Estadual de Ensino. Participaram da reunião os secretários da Educação, Jerônimo Rodrigues, e Manoel Vitório, da Fazenda.

“Quero parabenizar esses estudantes pela persistência. O ser humano é movido a desafios. Cada um de nós, na sua área, na música, na arte, no trabalho, a gente tem que enfrentar os desafios. Eu acredito que o nosso papel é ser um facilitador, e esses óculos são uma ferramenta que vai facilitar. Com essa ferramenta vocês podem ler mais sem precisar das pessoas para ir mais longe”, afirmou Rui.

A estudante Geane Geiza dos Santos, 34 anos, terminou a faculdade de letras com especialização em inglês e agora pretende fazer mestrado. “É indescritível a ajuda que ele vai me dar em relação a ler os textos.”

Esses óculos vão permitir a leitura, pegar o papel na minha mão. Eles vão fazer a leitura desse texto para mim e assim possibilitarão que eu faça os meus textos, as minhas pesquisas, os meus estudos. Então realmente é de uma importância que eu não tenho nem palavras para explicar”.

O secretário Jerônimo Rodrigues afirmou que a reunião fechou o ciclo de ações na área de educação este ano.

“Nós trabalhamos com alimentação escolar, com Bolsa Presença, com o Mais Estudo. Uma agenda extensa, mas a sensibilidade do governador pediu que nós fechássemos com a entrega de olhos artificiais para que os nossos estudantes cegos ou de baixa visão pudessem ter esse auxílio. Essa entrega de óculos é mais um recurso para que professores e estudantes possam melhorar seu aprendizado”.

Quem “descobriu” a existência desses óculos foi o secretário da Fazenda, Manoel Vitório. “Eu vi, no rádio, uma matéria falando que existiam esses óculos, eu fiquei encantado com a possibilidade.

Sei que o governador tem um governo de conceito e a que acessibilidade é muito importante para ele. Falei isso para o governador e para o secretário da Educação e eles abraçaram na hora [a ideia]. A gente foi procurar os recursos e me deram esse presente de estar aqui neste momento. Estou muito feliz”.

Repórter: Raul Rodrigues/Edição cljornal

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS