A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) lançou a 2ª turma dos cursos de 2024 do programa Formar, em formato à distância. O conteúdo ficará disponível na plataforma a partir desta quarta-feira (17), Dia da Proteção às Florestas.
Neste semestre, cinco novos cursos foram adicionados: Licenciamento Ambiental, Serviços Ambientais para Gestão de Recursos Hídricos, Fiscalização Ambiental, Turismo Sustentável e Mediação de Conflitos pelo Uso da Água.
As aulas oferecem uma visão abrangente sobre a formação de políticas ambientais em diferentes níveis de governo e agora incluem novos exercícios e estudos de caso.
Patrícia Rabelo, coordenadora do Programa, destacou a produção de depoimentos de pesquisadores e servidores da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), além de relatos de alunos da 1ª turma.
“Os depoimentos ajudam os novos cursistas a compreenderem as características e aplicações dos aspectos legais e práticos das políticas ambientais,” afirmou.
Os cursos são assíncronos (isto é, não possui aulas online/ao vivo) e autoinstrucionais (não contam com a participação de um tutor), permitindo que os participantes acessem o material didático a qualquer momento e realizem as atividades no seu próprio ritmo, dentro do prazo de dois meses (até 17 de novembro de 2024). Para obter o certificado, é necessário atingir 60% de aproveitamento.
O Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos visa atender efetivamente as demandas de preservação e mitigação de problemas ambientais, além de proporcionar um entendimento aprofundado da legislação ambiental brasileira e do Estado da Bahia.
Com informações da Sema