Tempo - Tutiempo.net

Sisutec vai ofertar cerca de 240 mil vagas gratuitas para cursos técnicos; incrições começam nesta terça

Lançado nesta segunda-feira (5) pelo Ministério da Educação, o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) vai disponibilizar 239.792 vagas gratuitas para cursos técnicos e profissionalizantes neste ano. As inscrições começam nesta terça-feira (6) e vão até a próxima segunda-feira (12).

 

Participam do programam 586 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades. Apenas estudantes que realizaram o Enem em 2012 poderão participar do Sisutec. Das vagas disponíveis, 85% estão reservadas para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsistas integrais.

 

Além disso, nos institutos federais há vagas reservadas para negros, pardos indígenas e candidatos com renda de até um salário mínimo. O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, afirmou que o Sisutec é uma oportunidade para desenvolver o ensino técnico no Brasil. “É uma forma de oferecermos mais uma oferta na linha profissionalizante. Historicamente, o Brasil não desenvolveu o ensino profissionalizante. Nós estamos correndo atrás do tempo que nós perdemos”.

 

 

 

 

 

Fonte: Redação, com informçaões do G1

OUTRAS NOTÍCIAS