Tempo - Tutiempo.net

Unicamp 2020: reconhecimento facial é ampliado para todos os locais de prova

Estudantes durante a 1ª fase do vestibular 2020 da Unicamp — Foto: Nicole Almeida/G1

A Unicamp confirmou na tarde desta terça-feira (7) que vai expandir o uso de um sistema para reconhecimento facial dos candidatos, na 2ª fase do vestibular 2020, em todas as escolas com aplicação do exame. A etapa com dois dias de avaliações começa neste domingo e, segundo a comissão organizadora (Comvest), 13,5 mil disputam 2,5 mil vagas em 69 cursos de graduação.

O sistema funciona com o uso de um tablet e foi testado pela primeira vez somente em uma escola durante a 1ª fase do vestibular, em novembro de 2019. Funcionários da comissão registram fotos que são armazenadas em um servidor específico e o recurso também serve como lista de presença.

De acordo com a Comvest, os dados sobre os estudantes presentes podem ser conferidos em tempo real e serão novamente checados na matrícula. Ainda segundo a comissão, o recurso visa aprimorar a segurança do processo seletivo e substitui o uso de coleta de impressões digitais. Entretanto, caso ocorra algum imprevisto, é possível aplicar o recurso anterior e verificar assinaturas dos estudantes.

Ao todo, serão usados 70 equipamentos nas 26 escolas usadas no vestibular, informou o coordenador de Logística da Comvest, Kleber Roberto Pirota. Ele valorizou que o novo sistema de identificação é mais rápido, permite economia de papel, e os tablets podem ser usados durante outras ações da comissão.

O investimento total nos equipamentos não foi confirmado pela universidade até esta publicação.

2ª fase

A 2ª fase do vestibular 2020 está marcada para os dias 12 e 13 de janeiro. Está será a primeira vez em que o formato passa a ter dois dias de prova dissertativa com cinco horas de duração cada um, enquanto que até a edição anterior eram três dias, cada um deles com até quatro horas para término.

Primeiro dia: oito questões de português, duas interdisciplinares de inglês e uma redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato execute apenas uma).

Segundo dia: seis questões de matemática; duas questões interdisciplinares de ciências humanas; duas questões interdisciplinares de ciências da natureza; e parte específica por área:

Candidatos em ciências biológicas/saúde: seis questões de biologia e seis questões de química;

Candidatos em ciências exatas/tecnológicas: seis questões de física e seis questões de química;

Candidatos em ciências humanas/artes: seis questões de geografia e seis questões de história, incluindo conteúdos de Filosofia e Sociologia.

As avaliações de habilidades específicas (exigidas aos candidatos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança) serão entre os dias 20 e 24 de janeiro. A divulgação da primeira chamada ocorre em 10 de fevereiro, enquanto que a matrícula (não presencial) dela será em 11 de fevereiro.

Cursos mais concorridos

Medicina (integral) – 11,86 candidatos por vaga (c/v)

Ciências do esporte (integral) – 8,38 c/v

História (integral) – 6,78 c/v

Engenharia de produção (integral) – 6,34 c/v

Farmácia (integral) – 6,23 c/v

Locais de prova

As provas da 2ª fase serão em Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Limeira (SP), Mogi Guaçu (SP), Osasco (SP), Piracicaba (SP), Presidente Prudente (SP), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), Santos (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Sorocaba (SP). A Comvest ressalta que os locais não são necessariamente os mesmos da 1ª fase.

1ª fase

O exame da 1ª fase foi aplicado em 17 de novembro para 66,8 mil candidatos em 30 cidades paulistas, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). As notas obtidas pelos candidatos serão divulgadas em 19 de dezembro, informou a Comvest.

Calendário

  • Provas de Habilidades Específicas – 20 a 24/1
  • Divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial) – 10/2
  • Matrícula não presencial – 11/2
  • 2ª chamada – 13/2
  • Matrícula não presencial da 2ª chamada – 14/2
  • Período para cancelamento de matrícula – 17 a 19/2
  • 3ª chamada – 18/2
  • Matrícula não presencial da 3ª chamada – 19/2
  • 4ª chamada – 21/2/2020
  • Matrícula presencial da 4ª chamada – 2/3

“A matrícula presencial da 4ª chamada deve ser feita, também, por todos os candidatos convocados nas três primeiras chamadas e que realizaram a matrícula virtual pela internet”, informa nota da Comvest. Segundo a comissão, a vaga só estará garantida após realização deste procedimento, entre 9h e 12h.

G1

OUTRAS NOTÍCIAS