Valorização dos funcionários administrativos marca último dia da Jornada

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Fim da jornada

“Pela primeira me senti valorizada como profissional”, disse Maria de Lourdes Conceição, merendeira da Escola Municipal Demosthenes Álvaro de Brito, na Mangabeira, durante a conferência do último dia da Jornada Pedagógica 2016, na manhã de quarta-feira, 3.

O evento, realizado no Auditório Central da UEFS, reuniu hoje secretários escolares, merendeiras, pessoal de apoio e vigilantes das escolas municipais.

Dialogar sobre o papel e a importância de cada profissional que atua no ambiente escolar foi o objetivo deste último dia da Jornada Pedagógica.

“Trabalho há 27 anos na Rede Municipal e achava que meu trabalho não era importante. Eu e meus colegas não nos sentíamos valorizados. Hoje, nos sentimos ‘alguma coisa’, merecemos isso”, comemorou Maria de Lourdes.

Os funcionários foram brindados pela apresentação dos professores do Programa Música na Escola. No repertório, canções da MPB e samba.

A professora especialista IzabellaSaback proferiu conferênciasobre o tema “Diálogos sobre uma educação mais humanizadora – o eu profissional nas interfaces do contexto escolar”.

Para Izabella, proporcionar um momento de diálogo entre os funcionários, pensando na atuação de cada um nas escolasé uma forma de valorizar os profissionais e até mesmo reconhecê-los como peças fundamentais para o bom funcionamento da unidade de ensino.

“A construção humana se dá na relação com o outro. É importante debater sobre como humanizamos o outro através da convivência. Espero que eles possam voltar para as unidades de ensino neste ano letivo, reconhecendo o valor que possuem neste espaço que é essencial para a escola pública”, explica.

“Este tema é muito pertinente, e já praticamos este tipo de discussão no nosso ambiente escolar”, garante Leidjane Mascarenhas, que atua no setor administrativo da Escola Municipal João Marinho Falcão. “Às vezes temos reuniões para falar sobre isso, seria interessante que os funcionários internalizassem e levasse para o seu comportamento na escola”, diz Leidjane.

A secretaria de Educação, Jayana Ribeiro, comemorou a participação dos funcionários na Jornada. “Ano passado, a equipe da Seduc teve a ideia de compartilhar este momento com vocês e tem sido muito proveitoso. É importante que possamos refletir e pensar sobre o papel de cada um dentro da escola, considerando que todos são relevantes na construção da escola pública”.

O evento foi encerrado de forma descontraída com música e ginástica laboral para os participantes. Nestas quarta e quinta-feira, respectivamente 4 e 5 de fevereiro, a Jornada Pedagógica tem continuidade nas escolas municipais e a programação fica a cargo da gestão das unidades de ensino.

OUTRAS NOTÍCIAS