Nesta quarta-feira (16) é celebrado o Dia Internacional de Ação pela Soberania Alimentar e Contra as Corporações Transnacionais.
Em homenagem à data, a Via Campesina convoca as organizações regionais e locais, além de aliados, movimentos e coletivos sociais de todo o mundo, para uma mobilização em defesa da vida e da soberania alimentar dos povos.
“As políticas agrícolas conduzidas por corporações só pioram a crise climática, e a priorização de produtos agrícolas importados está causando um desespero crescente entre os camponeses.”
Por esta razão, a Via Campesina, “exige medidas para conter o poder crescente das corporações nos espaços políticos de nossos países e nos espaços multilaterais”.
A Via Campesina fez diversas reivindicações para a mobilização convocada.
Entre elas, uma transição ecológica que proteja os sistemas alimentares locais e promova um novo marco no comércio, baseado nos princípios da soberania alimentar.
Além disso, também pedem políticas públicas que apoiem e implementem uma transição justa para a produção agroecológica que priorize o modelo campesino de economia social e solidária.
A proteção de campesinos e defensores dos direitos humanos também é reivindicada pela organização internacional.
Alguns representantes campesinos já confirmaram manifestações pelo mundo, como mobilizações em defesa da biodiversidade na COP16.
Em Cali, na Colômbia; a comemoração da Década da Agricultura Familiar, em Roma; a Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial; e o 3º Fórum Global Nyéléni pela Soberania Alimentar, Justiça Global e Câmbio Sistêmico, previsto para 2025.
Edição: Rodrigo Durão Coelho