Você passaria na prova de matemática do Pisa? Teste seus conhecimentos.

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email
Pisa 2018: 68% dos estudantes brasileiros (contra 2% nas cidades chinesas) não conseguem "interpretar e reconhecer como uma situação simples pode ser representada matematicamente" — Foto: Reprodução/TV Gazeta

No ano passado, 11 mil estudantes brasileiros de 15 anos participaram da prova do Pisa, exame internacional realizado em 79 países e regiões que tenta medir o sucesso da educação ao redor do mundo — mais especificamente, se as escolas estão sendo bem-sucedidas em preparar seus alunos para o futuro.

Segundo resultados divulgados nesta semana, das três áreas avaliadas (matemática, leitura e ciências), o Brasil teve pior desempenho em matemática: apenas um terço dos estudantes brasileiros alcançou o nível básico nessa competência.

Portanto, 68% dos estudantes brasileiros (contra 2% nas cidades chinesas medidas no Pisa) não conseguem “interpretar e reconhecer como uma situação simples pode ser representada matematicamente”, aponta o relatório produzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), entidade responsável pelo teste.

E você, acha que se sairia bem em uma prova de matemática do Pisa?

As questões da prova de matemática de 2018 não foram divulgadas, mas é possível exercitar seus conhecimentos com base em algumas perguntas feitas a alunos do mundo inteiro na prova de 2012 (e das quais a BBC News Brasil fez uma tradução livre e não oficial do original em inglês para o português).

Se você não se lembra muito das fórmulas matemáticas que aprendeu na escola, não faz mal: a ideia não é medir esse conhecimento específico.

A OCDE diz que a intenção da prova é avaliar a capacidade dos alunos de “formular, usar e interpretar a matemática” para seu cotidiano — desde controlar seus gastos no mercado até medir quantidades para uma receita, compreender estatísticas ou avaliar custos de um projeto.

O objetivo, diz a organização, é que as escolas formem alunos capazes de “refletir e entender o papel da matemática no mundo”.

Ao fim de cada pergunta (algumas divididas em blocos temáticos, assim como na prova original), veja qual a habilidade específica que o Pisa queria avaliar nos alunos. E, no fim do texto, veja as respostas para as perguntas:

PINGUINS

PERGUNTA 1) O fotógrafo de animais Jean Baptiste partiu para uma expedição de um ano e tirou inúmeras fotos de pinguins e seus filhotes. Ele ficou especialmente interessado no crescimento de tamanho de diferentes colônias de pinguins.

Normalmente, um casal de pinguins produz dois ovos por ano. Geralmente, o filhote do maior dos dois ovos é o que sobrevive.

Com os pinguins da espécie saltador-da-rocha, o primeiro ovo pesa cerca de 78g e o segundo ovo pesa cerca de 110g.

Em quanto por cento, aproximadamente, o segundo ovo é mais pesado que o primeiro ovo?

A – 29%

B – 32%

C – 41%

D – 71%

(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade do aluno em calcular porcentagem em um contexto real)

Jean se pergunta o quanto o tamanho da colônia de pinguins mudará ao longo dos próximos anos. Para determinar isso, ele faz as seguintes presunções:

– No começo do ano, a colônia consiste em 10 mil pinguins (5 mil casais)

– Cada casal de pinguins cria um filhote na primavera de cada ano

– Ao final de um ano, 20% de todos os pinguins (adultos e filhotes) vão morrer

PERGUNTA 2) Ao final do primeiro ano, quantos pinguins (adultos e filhotes) haverá na colônia?

(Objetivo da pergunta: avaliar se o aluno é capaz de entender uma situação real para calcular um número concreto baseado em alterações, incluindo aumento e decréscimo de porcentagens)

CONSTRUÇÃO COM DADOS

Na imagem abaixo, uma construção foi feita usando sete dados idênticos, de faces numeradas de 1 a 6.

Quando a construção é vista do alto, somente cinco dados podem ser vistos.

PERGUNTA 3) Qual o total de pontinhos de dados que podem ser avistados quando a construção é vista do alto?

(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade de interpretar a perspectiva exigida da foto de uma construção tridimensional)

MOLHO DA SALADA

Você está preparando seu próprio molho de salada.

Eis uma receita para fazer 100 mililitros (ml) de molho:

AZEITE – 60 ml

VINAGRE – 30 ml

MOLHO DE SOJA – 10 ml

PERGUNTA 4) De quantos mililitros (ml) de azeite você vai precisar para fazer 150 ml desse molho?

(Objetivo da pergunta: avaliar a capacidade de aplicar conceitos de proporção em situações da vida cotidiana, para calcular a quantidade de ingredientes necessários em uma receita)

RESPOSTAS:

1) 41% ;

2) 12 mil pinguins ;

3) 17 ;

4) 90 ml

BBC

OUTRAS NOTÍCIAS