Tempo - Tutiempo.net

A Fonte Nova com esquema especial para o BA-VI de estreia

Todas as ações nas áreas de segurança, mobilidade urbana, cobertura de imprensa e também as atrações artísticas já estão prontas para o jogo de logo mais, o BA-VI de estreia da Arena Fonte Nova, nesse domingo (7), às 16h. Os torcedores do Bahia terão acesso à arena, a partir das 11h30, pelo portão norte (Ladeira Fonte das Pedras) e os do Vitória pelo portão sul (Dique do Tororó). Às 16h40, no intervalo do jogo, o governador Jaques Wagner vai atender à imprensa, em uma entrevista coletiva.

Para a chegada e saída dos torcedores ao estádio, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai executar ações de educação para o trânsito das 11h30 às 14h30. Os comandos educativos serão realizados no portão de acesso ao e no estacionamento, onde circulam pedestres e motoristas.

A primeira preocupação do Governo do Estado para o clássico desse domingo é com a segurança dos torcedores. A Polícia Militar atuará com 1.200 PMs, em um esquema que teve início a partir das 7h para que os portões sejam abertos com tranquilidade às 11h30. Antes, a Companhia de Operações Especiais (COE) já fez a varredura na parte interna do estádio em busca de explosivos e outros materiais.

A PM intensificará as rondas nas principais vias de acesso, pontos de ônibus, estações de transbordo e entorno da arena. A Rondesp vai fazer a escolta dos clubes e das torcidas organizadas. A Polícia Militar informou que não será permitido o porte de objetos que possam colocar em risco a integridade física dos torcedores, como mastros, latas, garrafas, fogos de artifício e sinalizadores.

Polícia Civil

A Arena Fonte Nova terá um posto especial de atendimento da Polícia Civil, a partir do BA-VI. Um grupo de 50 servidores do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), entre delegados, escrivães e investigadores, estará em ação, a partir das 9h, no posto especial, em outros espaços internos e também no entorno da arena. Ocorrências policiais de qualquer natureza, dentro da Arena Fonte Nova, serão registradas no posto e comunicadas à 1ª Delegacia Territorial (DT), nos Barris.

Quem for preso dentro da arena, ou nas imediações, seguirá para o Complexo Policial dos Barris. As ocorrências policiais verificadas no entorno da Fonte Nova serão direcionadas à 6ª Delegacia Territorial (DT), na Ladeira dos Galés. A Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), instalada no Centro Histórico, também terá a equipe policial reforçada.

Transporte coletivo deve atender 40 mil torcedores

A Transalvador montou um esquema especial para atender a um público aproximado de 40 mil pessoas, que devem utilizar transporte coletivo para chegar à arena. A população tem hoje 127 linhas de ônibus, incluindo as que atendem as áreas do seu entorno como Estação da Lapa, Terminal da Barroquinha, Baixa dos Sapateiros e os corredores Avenida Joana Angélica e Vale de Nazaré.

Desse grupo de linhas, 101 terão reforço de frota no dia de jogo, contemplando as áreas mais populosas da cidade como Subúrbio Ferroviário, Cajazeiras, Cabula, São Caetano, Ribeira, Estrada de Campinas, Estrada Velha do Aeroporto, as estações de transbordo Pirajá e Mussurunga, Castelo Branco, Pau da Lima, São Marcos, Sussuarana, Brotas e Baixa de Quintas. Além desse reforço, será colocada uma frota reguladora de 20 veículos, sendo 14 na Estação da Lapa e seis no Vale de Nazaré.

Os pontos de concentração de embarque e desembarque dos ônibus deverão ocorrer no Vale de Nazaré, Campo da Pólvora, Estação da Lapa, Avenida Vasco da Gama (trecho do Dique do Tororó) e Bonocô. As linhas que trafegam pelo trecho interditado da Ladeira da Fonte das Pedras terão os itinerários desviados pelo Vale Nazaré/Bonocô.

Certificação e apresentações culturais

Antes de a bola rolar no gramado da Arena Fonte Nova, um time de 700 trabalhadores já vai estar em campo: são os orientadores de público do novo equipamento, selecionados numa parceria entre a Fonte Nova Participações e o SineBahia – Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho, vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Programação desse domingo na Arena Fonte Nova

11h30 – Abertura dos portões (todos os setores)

13h30 – Ex-atletas profissionais capacitados para receptivo pela Secopa recebem os certificados

14h30 – Cerimônia de Abertura

16h – Jogo BA x VI – O chute inicial será dado pelo garoto Arthur Nascimento (13 anos), portador de deficiência mental, que usará o Traje ‘Adeli Suit’ de recuperação motora, pela primeira vez.

16h40 – Coletiva do governador.

 

Fonte: Redação/Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS