Tempo - Tutiempo.net

Brasileiros disputam premiação entre melhores na França no futebol

Neymar, Mbappé, Thauvin e Cavani entre os candidatos a craque do Campeonato Francês

O sindicato de jogadores de futebol da França (UNFP, na sigla em francês) anunciou na manhã desta sexta-feira os candidatos da sua 27ª premiação anual aos destaques da temporada com quatro brasileiros em meio à disputa das 10 categorias. Entre eles, claro, a contratação mais cara de todos os tempos: Neymar concorre a craque da Ligue 1 com os dois companheiros de ataque do Paris Saint-Germain, o uruguaio Cavani, atual ganhador do troféu, e o francês Mbappé, além do meia Thauvin, do Olympique de Marselha. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 13 de maio.

O ex-corintiano Malcom, de 21 anos, do Bordeaux, disputa na categoria entre os jovens. Sua tarefa é mais difícil, pois precisa bater Mbappé, de 19 anos, atual ganhador do troféu. Os outros concorrentes são do Lyon, os meias franceses Houssem Aouar, de 19 anos, e Ndombele, de 21 anos.

Aos 40 anos, Formiga aparece entre as candidatas a craque do campeonato feminino. Desde o início do ano passado no PSG, a camisa 8 da seleção brasileira campeã da Copa América e classificada à Copa do Mundo de 2019 e às Olimpíadas de Tóquio em 2020 disputa com três jogadoras do Lyon: Eugenie Le Sommer, Amel Majri e Dzsenifer Marozsan.

Pouco conhecido no Brasil, o meia Diego Rigonato, de 30 anos, apareceu na lista de candidatos a craque da Ligue 2. Com passagens nas divisões de base do São Paulo, entre 2002 e 2004, União Barbarense e Rio Branco, de Americana, sua cidade natal, ele é camisa 10 do campeão da segunda divisão e recém-promovido de volta à elite Reims. Disputa a categoria com o francês Philippoteaux, do Auxerre, e dois jogadores do vice-líder Nimes Olympique: o turco Bozok, artilheiro da segunda divisão, com 24 gols, e o marroquino Alioui.

Unai e Benzema também concorrem a prêmios

Muito questionado e de saída do campeão antecipado PSG, o espanhol Unai Emery concorre entre os técnicos com o português Lauro Jardim, do Monaco, e os dois franceses Olivier Dall’Oglio, do Dijon, e Rudi Garcia, do Olympique de Marselha. O time da capital tem representante também entre os goleiros. Areola disputa com Mandanda, do Olympique de Marselha, Anthony Lopes, do Lyon, e Lecomte, do Montpellier.

Há também uma categoria para os jogadores franceses que atuam fora do país. Benzema, do Real Madrid, Griezmann, do Atlético de Madrid, Kanté, do Chelsea, e Umtiti, do Barcelona, são os finalistas.

GloboEsporte

OUTRAS NOTÍCIAS