Tempo - Tutiempo.net

Comitê de técnicos se reúne para discutir perovávell cancelamento do Brasileiro de Natação

Piscina de competição

O comitê de técnicos dos atletas que participam do Campeonato Brasileiro Interclubes Junior de Natação de Inverno – Troféu Dr. Tancredo Neves, realizado em Salvador, está, neste momento, se reunindo para decidir se o torneio será cancelado.

O encontro, que começou às 14h30, é motivado pelos casos clínicos de diarreia, febre e mal estar de alguns atletas e público presentes no evento, conforme divulgou a Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

Na manhã desta quinta-feira (7), a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou a suspensão da etapa do dia.

A entidade destacou que estão sendo feitas avaliações da qualidade da água “para saber se isso pode ter afetado a saúde dos nadadores de alguma forma”.

De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, caso a competição não seja cancelada, as provas que aconteceriam nesta quinta serão transferidas para a sexta (8).

Em nota técnica, a FBDA informou que a Vigilância Sanitária já foi acionada, para “emitir um parecer relativo às condições sanitárias do local”.

A entidade baiana pontuou, ainda, que “a análise dos níveis de cloro da piscina são diariamente monitorados por empresa credenciada, e que nada de anormalidade foi constatado”.

Confira a nota completa da FBDA:

Informamos que, em conjunto com a coordenação do evento, e responsáveis técnicos pelas equipes presentes, as etapas de hoje, 07 de julho, foram suspensas.

A decisão é em virtude do registro de casos clínicos de diarreia, febre e mal estar de alguns atletas e público presentes no evento.

Os sintomas iniciais indicam uma possível virose que pode ou não estar ligada ao campeonato.

Por precaução, a etapa está suspensa, até que a Vigilância Sanitária, já acionada, possa emitir um parecer relativo às condições sanitárias do local.

Em tempo, ressaltamos que a análise dos níveis de cloro da piscina são diariamente monitorados por empresa credenciada, e que nada de anormalidade foi constatado.

Haverá uma nova reunião ao final da tarde, após análise da Vigilância, para definir a nova programação do evento.

A FBDA e a CBDA estão avaliando criteriosamente a melhor solução, com foco no bem estar comum dos atletas.

Nuno Krause

OUTRAS NOTÍCIAS