Tempo - Tutiempo.net

“Instituição” CR7 tenta apagar a chama do Calderón para confirmar Real na final

raque português tem mais gols na Champions do que 113 times dos 135 que já participaram do torneio, incluindo o próprio Atlético, que busca difícil "remontada"

Ao fazer uma linda festa em frente ao hotel onde o time está hospedado, a torcida do Atlético de Madrid deu uma demonstração de que nunca deixará de acreditar, como pede um dos principais lemas colchoneros.

Eles acreditam, sim, que a “remontada” é possível. No jogo de ida pelas semifinais da Liga dos Campeões, o Real Madrid venceu por 3 a 0 no Santiago Bernabéu, na semana passada. A volta será nesta quarta-feira, no Vicente Calderón, que promete ferver para empurrar a equipe de Diego Simeone rumo ao que muitos consideram impossível.

A torcida virá ainda mais inflamada por tratar-se de uma despedida. Será a última vez que uma partida da Champions será realizada no estádio – ainda haverá um jogo pelo Campeonato Espanhol e um amistoso antes do fim. Isso porque a final ocorrerá em Cardiff, no País de Gales, e a partir da próxima temporada o Atlético passará a ter uma nova casa. Para avançar, o time precisa vencer por quatro gols de diferença. Se ganhar por 3 a 0, a decisão vai para a prorrogação.

Balançar a rede do Real Madrid não é o grande X da questão, uma vez que a defesa merengue costuma ser vazada, ao contrário do que aconteceu na partida de ida. O problema é parar a máquina de fazer gols chamada Cristiano Ronaldo. Após um início de torneio decepcionante, o craque português engrenou na fase mata-mata da Champions e foi extremamente decisivo ao marcar oito gols nos últimos três jogos. Está a um do artilheiro desta edição, Messi (11 a 10), e também a um de chegar oficialmente à marca de 400 pelo Real.

O hat-trick no Bernabéu fez Cristiano se isolar ainda mais na artilharia máxima de todos os tempos da competição e, sozinho, ultrapassar o Atlético em número de gols: 103 a 100. Ele é mais do que um jogador, é quase uma instituição. Nessa lista, a Uefa considera os tentos marcados desde a temporada 1992/93, quando o torneio ganhou o formato atual, sempre a partir da fase de grupos.

Os números de CR7 são de fato incríveis. Se ele fosse um clube, seria o 23º com mais gols na Liga dos Campeões. Além do próprio Atlético, ele também balançou as redes mais vezes do que Manchester City, Roma, Benfica, Sporting, Tottenham, entre outros. O atacante marcou mais gols do que 113 times dos 135 que já participaram da competição.
O primeiro da lista é justamente o maior campeão, Real Madrid, que tem 11 títulos. E só faltam dois golzinhos pra chegar aos 500. As estatísticas seguem a favor dos merengues para o duelo com o Atlético. O time ainda não perdeu nesta Champions e quer manter a freguesia colchonera. Vale lembrar que os dois estão se enfrentando no torneio europeu pelo quarto ano consecutivo. Nos três anteriores, incluindo duas finais, deu Real.

Desfalques só no Real; Atlético tem retorno importante

Em campo, notícias boas para Diego Simeone e ruins para Zinedine Zidane. O francês não poderá contar com Gareth Bale e Carvajal, lesionados. Na frente, Isco deu conta do recado e deve iniciar o jogo novamente. Na lateral direita, o brasileiro Danilo disputa a vaga com Nacho.

– Vamos tentar encarar a volta como sempre, entrar em campo e dar o máximo. Queremos tentar jogar. Nossa ideia de jogo não vai mudar – disse Zizou, explicando que não atuará de forma recuada, apesar da larga vantagem que conquistou.

O argentino, por sua vez, conta com o retorno do lateral-direito Juanfran, peça importante de seu sistema defensivo e que está recuperado de lesão. A dúvida mais uma vez está no ataque: Gameiro ou Fernando Torres? Quem será titular ao lado de Griezmann? A certeza é que, independentemente de quem jogue, terá total confiança do “Cholo”.
– Se fosse necessário motivar meus jogadores para esse jogo, eu iria embora. Acho que todos os jogos são diferentes. Eles ganharam por 3 a 0 na ida e nos venceram em duas finais da Champions. É um lindo desafio – afirmou, garantindo que o mental da equipe está bom.

Por Ivan Raupp, Madri, Espanha

OUTRAS NOTÍCIAS