Tempo - Tutiempo.net

O Brasil terá o atleta mais novo dos Jogos Paralímpicos

Esquiador brasileiro de 15 anos é o atleta mais novo da Paralimpíada em PyeongChang

O Brasil terá o atleta mais novo dos Jogos Paralímpicos de PyeongChang. Com apenas 15 anos, Cristian Ribera, da pequena Cerejeiras, no interior de Rondônia, disputará o esqui cross-country.

O menino nasceu com artrogripose, uma doença congênita rara que afeta as articulações das extremidades. Após realizar 21 cirurgias de correção nas pernas, ele integrará a delegação brasileira e fará história para o país na Coreia do Sul.

É um sonho estar nos Jogos. Tive boas performances nas últimas competições e a minha ideia é evoluir mais e melhorar as minhas marcas. A medalha é muito difícil, claro, mas não impossível. Imagine que para um menino de Rondônia estar na neve era impossível. E aqui estou eu – declarou Ribera.

Após deixar Cerejeiras, localizada a 730km da capital Porto Velho, para morar em São Paulo em busca de tratamento para sua doença, ele conheceu o esporte logo cedo, aos 4 anos de idade. E passou por natação,tênis, capoeira e atletismo antes de se “descobrir” no esqui cross-country.

A modalidade foi apresentada a ele há três anos, após uma parceria da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) com a Fundação Agitos, braço desenvolvedor do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) para difundir e fomentar a prática da modalidade no país.

Em PyeongChang, Cristian disputará três provas individuais – 15km (dia 10), 1,1km (dia 13) e 7,5km (dia 17) – e um revezamento ao lado de Aline Rocha, também no dia 17.

Esportes

OUTRAS NOTÍCIAS