Tempo - Tutiempo.net

OLIMPÍADAS SÃO MUITO MAIORES DO QUE A COPA

Prefeitura não quer que moradores fujam da cidade nas Olimpíadas

 

Faltam 450 dias para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 – um para cada ano da Cidade Maravilhosa – e as finais da Liga Mundial de Vôlei, no Maracanãzinho, entre os dias 14 e 19 de julho, dão início ao aquecimento para a competição.

 

As partidas de vôlei inauguram a série de 44 eventos que servirão de teste que o Rio sediará ao longo deste ano e do primeiro semestre de 2016. Só nesse período, a cidade vai receber quase oito mil esportistas do mundo todo.

 

Os eventos serão fundamentais para que os atletas experimentem os equipamentos olímpicos e para que a prefeitura se prepare para operação dos Jogos, corrija o que for necessário no planejamento e entenda como atender melhor às necessidades do público.

 

Mais do que isso, as competições são uma oportunidade para que o morador tenha um gostinho do que a cidade viverá durante os Jogos.

 

O que a prefeitura espera é que o carioca possa viver uma experiência tão incrível como a da Copa do Mundo: ruas coloridas e cheias de gente, as tardes de festa, as reuniões com a família e os amigos e a interação com pessoas do mundo inteiro.

 

Com a diferença de que as Olimpíadas são muito maiores do que a Copa, em todos os aspectos.

 

Só no primeiro dia dos Jogos, mais gente circulará pela cidade do que em todos os jogos da Copa. Em vez de uma modalidade disputada em estádios do país inteiro, teremos 65 competições diferentes, todas no Rio. Em vez de sete jogos, mais de 600 partidas.

 

Outra mudança é que, enquanto o Maracanã foi o único palco da Copa do Mundo no Rio, durante as Olimpíadas as competições acontecerão em 33 equipamentos esportivos espalhados pela cidade, o que é fundamental para que mais cariocas possam viver o clima dos Jogos.

 

Com o mesmo objetivo, três Live Sites – estruturas similares aos Fan Fests da Copa – serão construídas no Porto, no Parque Madureira e em Campo Grande, com telões.

 

Estamos conversando com moradores, empresas e entidades de classe para adotar iniciativas que facilitem a vida dos cidadãos e a realização dos eventos em 2016.

 

A ideia é que empregadores estabeleçam férias e folgas coletivas e adotem o trabalho em casa, para reduzir deslocamentos no trânsito.

 

A prefeitura incentivará também o uso de transporte público, bicicleta e caronas e enviou um projeto de lei para debate na Câmara sugerindo, entre outras coisas, alterar o período de férias escolares para coincidir com os Jogos.

 

Tudo isso é para estimular os moradores a ficarem e aproveitarem da melhor maneira possível esse momento histórico para o Rio.

 

A prefeitura não quer que os moradores fujam da cidade, como aconteceu nos Jogos de Londres e em outras edições, mas que fiquem e vivam intensamente esse evento único.

 

Vamos receber milhares de pessoas do mundo todo, mas os convidados principais dessa festa são os cidadãos, que foram fundamentais para que a primeira Olimpíada da América do Sul acontecesse aqui. Porque a gente sabe que, se a beleza do Rio está nas paisagens, o charme está no carioca.

Fonte: Secretário-executivo de Governo da prefeitura, Pedro Paulo Carvalho

OUTRAS NOTÍCIAS