Tempo - Tutiempo.net

Governo do Estado reforma Campo do Bariri que volta à tradição esportiva de Salvador

Campo Bariri entregue pelo governador Rui Costa

O Campo do Bariri, no bairro de Santa Cruz, em Salvador, já está recebendo partidas, após ser totalmente reformado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Na semana passada, já recebeu uma partida solidária na qual foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos.

Nesta segunda-feira (19), o governador Rui Costa fez a entrega simbólica do equipamento, junto ao secretário de Desenvolvimento Urbano, Nelson Pelegrino.

Ainda em Santa Cruz, Rui visitou o Colégio Estadual Dionísio Cerqueira e a Base Comunitária de Segurança, acompanhado do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.

O governador destacou que o campo permite a formação de várias escolinhas de futebol, masculinas e femininas.

“Isso aqui é um equipamento que vai além do lazer, significa formação do cidadão, disciplina e respeito às regras. Serve, com certeza, para a formação das pessoas, para continuarem jovens, e para ensinar o jovem que o caminho do bem é o caminho da adrenalina do esporte e da disciplina”.

Rui afirmou, ainda, que estão sendo construídos equipamentos esportivos em todas as escolas da rede estadual.

“Na semana passada, eu autorizei um investimento de mais de R$ 26 milhões para a reforma do Centro Panamericano de Judô e para a implantação de campos, pistas de atletismo e piscinas nas unidades da Polícia Militar em toda a Bahia”.

Segundo Pelegrino, o Governo do Estado está investindo em equipamentos de esporte e lazer em diversas obras realizadas pela Conder.

“Nas novas avenidas Gal Costa e 29 de Março fizemos intervenções que melhoraram a vida da comunidade com campos e praças. Nas obras de macrodrenagem também nós procuramos fazer algo no entorno. E hoje, o governo entrega aqui uma obra importantíssima, que é a reforma total do campo do Bariri”.

O secretário ressaltou a importância do campo, lembrando que o equipamento recebe partidas importantes dos campeonatos sub-15 e sub-17, além do interbairros.

“O campo estava totalmente abandonado desde 2005. Nós investimos mais de R$ 1,2 milhão na regularização fundiária, fizemos toda a parte de hidráulica, elétrica, alambrados, vestiários, uma pracinha que também é para a comunidade, um espaço para transmissão de eventos, estacionamento e iluminação. Nós temos hoje um campo à altura do que a comunidade do Santa Cruz e do Nordeste merecem e toda Salvador”, afirmou o titular da Sedur.

Presidente da Liga da União Santa Cruz, Alexandre Almeida deu exemplos da importância social do Campo do Bariri.

“Semana passada nós tivemos aqui um jogo amistoso solidário, arrecadamos uma tonelada de alimento para a nossa comunidade. E essa liga tem a importância de transformar a vida, sobretudo pelo impacto social que traz aí para as crianças e adolescentes da nossa comunidade. Temos anunciado para agosto um torneio para jovens e adolescentes, e em setembro vamos ampliar a atividade esportiva aqui no Bariri”.

Raul Rodrigues

OUTRAS NOTÍCIAS