Tempo - Tutiempo.net

Ricardo confirma retorno: “Em alto nível”

Aos 43 anos, campeão olímpico Ricardo confirma retorno: "Em alto nível"

Aos 43 anos, o campeão olímpico Ricardo está de volta ao Circuito Mundial de Vôlei de Praia. Ele e Guto, seu novo parceiro, confirmaram em primeira mão ao Globo Esporte.com a novidade. O convite partiu do jovem de apenas 24 anos, que com o final da dupla dos campeões olímpicos Alison e Bruno, acabou ficando sem parceiro. Feliz com a nova oportunidade, o medalhista de ouro em Atenas se diz em forma para seguir atuando como profissional. A estreia dos dois está prevista para a etapa da Polônia, no dia 27 de junho.

Eu conheci muitos atletas que preferiram parar independentemente da idade. Essas pessoas tinham o esporte apenas como profissão. Para mim, é muito mais que isso. Sou apaixonado. Me sinto em alto nível ainda, jogando de igual para igual. Ainda sinto prazer ao competir – revelou Ricardo.

Segundo Guto, a formação da nova parceria não foi nada planejada. Pelo contrário, uma surpresa para os dois.

– Imaginava que em meados de agosto, pouco antes do início da corrida olímpica, teríamos algumas mudanças, mas não agora. Acredito que todos foram pegos de surpresa com a notícia da separação do Alison e do Bruno, assim como do André e do Evandro que vinham fazendo uma excelente temporada juntos. Acabou que o efeito cascata resvalou em mim. Evandro chamou o Vitor para jogar e mais uma dupla de bloqueadores se formou – contou Guto.

Com apenas 1m85, Guto precisava encontrar um atleta de poder ofensivo para formar uma nova parceria. Sem muitos nomes disponíveis no “mercado brasileiro”, o defensor resolveu ousar e chamar Ricardo, que está há seis meses morando em Orlando, nos Estados Unidos.

– Em um momento de tantas mudanças e dificuldades, estar ao lado de um excelente atleta experiente só tem a agregar. Estou muito entusiasmado com essa parceria e tenho certeza de que vamos fazer grandes campeonatos juntos. Posso dizer que é uma mistura de honra com sonho jogar ao lado do ‘Block Machine’. No meio dessa confusão, me sinto empolgado e privilegiado – afirmou Guto.

Além de ser campeão em Atenas ao lado de Emanuel em 2004, Ricardo tem mais duas medalhas nos Jogos Olímpicos: prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008. Ele é também seis vezes campeão da temporada do Circuito Mundial.

– Eu jogo o Circuito Mundial desde 1994. Estou acostumado, posso agregar com a experiência que ele não tem. Na minha opinião, hoje o Guto é o melhor defensor do Circuito Mundial e Brasileiro. Ter o convite dele me dá uma condição a mais para atuar em alto nível. Me sinto muito feliz – contou Ricardo.

Em 2018, o veterano chegou a disputar uma etapa do Circuito Mundial ao lado de Oscar em Huntington Beach, onde foi 13º colocado e eliminou a então dupla Alison e Bruno. Mas, os pontos de Ricardo no ranking mundial já não são mais os mesmos e, consequentemente, a falta de verba para competir será o maior dos obstáculos da dupla – a Confederação Brasileira de Voleibol só banca os gastos das viagens e campeonatos das três melhores duplas brasileiras.

– Apesar de não ter jogado o Circuito Mundial no ano passado e de estar morando fora do país, o Ricardo continua sendo o maior bloqueador de todos os tempos. Continua com energia e empolgado para competir, além de nunca ter deixado de cuidar da saúde e de seu alto rendimento. Prova disso foi a etapa de Huntington Beach. Inclusive, no final do ano eu estive em Orlando de férias e treinei alguns dias com ele. Será que era um sinal? – brincou Guto aos risos.

Sobre a hora de parar, Ricardo se diz em condições por pelo menos mais dois anos. E depois disso, quando já tiver 45? Ainda assim, ele garante que estará em quadra.

– Aqui nos Estados Unidos eu vejo muito atleta da minha idade que ainda joga. Depois eu vou decicir se jogo só por prazer ou profissionalmente. Mas, não me vejo parando. Sou privilegiado pois agora ainda estão criando outras categorias master e senior – encerrou.

Winne Fernandes

OUTRAS NOTÍCIAS