Tempo - Tutiempo.net

Rivais da Ferrari na F1 se dizem “chocadas” com acordo secreto

Foto: Getty Images

As equipes Mercedes, RBR, McLaren, Renault, Alpha Tauri, Racing Point e Williams emitiram um duro comunicado nesta terça-feira contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pelo acordo de termos secretos com a Ferrari a respeito das investigações sobre supostas irregularidades no motor do time italiano em 2019. Haas e Alfa Romeo, que usam motores Ferrari, não assinaram o documento.

“Nós, as equipes abaixo-assinadas, ficamos surpresas e chocadas com a declaração da FIA de sexta-feira, 28 de fevereiro, relativa à conclusão de sua investigação na Unidade de Potência da Scuderia Ferrari de Fórmula 1. Um regulador esportivo internacional tem a responsabilidade de agir com os mais altos padrões de governança, integridade e transparência. Após meses de investigações realizadas pela FIA apenas após consultas feitas por outras equipes, somos fortemente contra que a FIA chegue a um acordo confidencial com a Ferrari para concluir esse assunto. Portanto, declaramos publicamente nosso compromisso compartilhado de buscar a divulgação completa e adequada sobre este assunto, para garantir que nosso esporte trate todos os concorrentes de maneira justa e igual. Fazemos isso em nome dos fãs, participantes e partes interessadas da Fórmula 1. Além disso, reservamos nosso direito de buscar reparação legal, dentro do devido processo da FIA e perante os tribunais competentes.”

Em 2019, Ferrari levou muita vantagem sobre as adversárias nas retas — Foto: Getty Images
Em 2019, Ferrari levou muita vantagem sobre as adversárias nas retas — Foto: Getty Images

As suspeitas sobre o motor Ferrari de 2019 sempre foram muito grandes, dada a superioridade exagerada da unidade de potência italiana, mas as irregularidades foram sempre negadas, e a própria FIA oficialmente não conseguiu pegar nada que fosse contra o regulamento. Porém, a entidade chegou a um acordo de termos confidenciais para que a Ferrari adequasse o motor a novas exigências para 2020 e não informou se, de fato, o motor de 2019 era irregular.

Coincidência ou não, depois que as acusações de irregularidades do motor explodiram, a Ferrari perdeu performance nas últimas corridas de 2019. Além disso, na pré-temporada de 2020 não chegou nem perto de repetir a superioridade em relação às adversárias nas retas de Barcelona.

Christian Horner e Mattia Binotto, chefes de RBR e Ferrari — Foto: Getty Images
Christian Horner e Mattia Binotto, chefes de RBR e Ferrari — Foto: Getty Images

Pelo Código Esportivo Internacional da FIA, já não há mais possibilidade de anular qualquer resultado obtido pela Ferrari no ano passado. Isso porque o direito de protesto por parte de outra equipe dura por apenas 14 dias desde a realização de uma corrida, e a última prova de 2019 foi realizada no dia 1º de dezembro. Isso poderia explicar o fato de a entidade ter feito um acordo com a Ferrari visando a 2020.

Por outro lado, o regulamento técnico da F1 em seu artigo 2.7 prevê que “é dever de cada competidor satisfazer o delegado técnico da FIA e os administradores de que o carro dele cumpre com tais regulamentos em sua totalidade durante todo o evento.” Diante disso, a FIA poderia abrir uma investigação caso recebesse novas evidências de que haveria irregularidades, que, caso provadas, poderiam ser levadas ao Conselho Mundial.

Globo Esporte

OUTRAS NOTÍCIAS