Tempo - Tutiempo.net

Sem aproveitar “neutralidade dos jogos”, Bahia tem pior campanha como visitante

Mano Menezes treina o Bahia

Na lanterna do Campeonato Brasileiro, o Bahia encara o Botafogo, nesta quarta-feira, no Engenhão, com a missão de encerrar um jejum de nove jogos sem vitória e, quem sabe, até deixar o Z-4.

Para isso, vai ter que melhorar a campanha atuando fora de casa, a pior da competição até aqui.

Em cinco partidas como visitante, o Bahia acumula dois empates e três derrotas (aproveitamento de 13,33%).

Segundo números da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Tricolor tem o pior aproveitamento da Série A até aqui jogando fora de casa.

O rendimento como visitante em 2020 é bem inferior ao de 2019. No Brasileirão do ano passado, o Bahia fechou a competição com 35% de rendimento jogando longe dos seus domínios e ficou, portanto, com a 9ª campanha.

Os números negativos de 2020 acontecem em um cenário de “campo neutro” por conta das medidas de segurança em razão da pandemia do coronavírus.

E o próprio técnico Mano Menezes pontuou isso antes do jogo contra o Athletico.
– Se formos olhar essa neutralidade dos jogos, nunca esteve tão bom, entre aspas, para o visitante fazer resultado. Porque o fator local, no Brasil e no mundo, sempre foi muito determinante para você ter mais dificuldades quando você joga fora de casa. Então vai depender da nossa competência e da nossa capacidade – disse Mano na ocasião.

Só que a melhora do Bahia também passa por corrigir o rendimento da sua defesa, a mais vazada do Campeonato Brasileiro, ao lado do Bragantino, com 19 gols sofridos (média de 1,7).

Recém-contratado para o setor, o zagueiro Anderson Martins treina no CT do Tricolor, mas ainda não está regularizado e não vai encarar o Botafogo.

A partida contra o Botafogo está marcada para as 21h30 (horário de Brasília), no Engenhão.

Ruan Melo

OUTRAS NOTÍCIAS