Tempo - Tutiempo.net

Victor Belfort frustra os fãs brasileiros e desiste da luta contra Chris Weidman

Menos de um dia depois da Comissão Atlética de Nevada, nos Estados Unidos, anunciar que proibia o uso da Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) em qualquer esporte de combate realizado no estado, o brasileiro Vitor Belfort desistiu da disputa do cinturão dos médios contra o atual campeão, Chris Weidman, que ocorreria no UFC 173, em Las Vegas, no dia 24 de maio. O também brasileiro Lyoto Machida foi anunciado como o novo desafiante.     

 

Vitor Belfort faz uso do TRT e fez um breve comunicado para explicar a desistência da luta.

“A Comissão Atlética de Nevada alterou recentemente a sua política e não vai permitir isenções para o uso de testosterona, e com isso não permitirá o TRT. Enquanto outras jurisdições podem seguir o exemplo, eu vou largar o meu programa de TRT e competir no MMA sem ele. Dado as limitações de tempo envolvidos entre agora e a data em que seria a minha próxima luta, em maio, decidi não tentar uma licença para lutar em Nevada neste momento” explicou.

 

O uso do TRT é uma das maiores polêmicas do MMA atualmente. O UFC divulgou uma nota apoiando a decisão da Comissão Atlética de Nevada. Nos outros estados americanos e em outros países, o uso da terapia antes das lutas ainda é permitido. Em função da rigidez sobre o TRT nos Estados Unidos, Belfort não luta no país desde a vitória sobre Yoshihiro Akiyama no UFC 133, em 2011, no estado da Pensilvânia. A última vez que ele lutou em Nevada foi na derrota para Anderson Silva no UFC 126.

 

Os últimos combates de Belfort foram no Brasil – vitórias sobre Anthony Johnson, Michael Bisping, Luke Rockhold e Dan Henderson – e no Canadá – a derrota para Jon Jones na disputa do cinturão dos meio-pesados.

 

Lyoto Machida já foi campeão da categoria até 93 quilos. Decidiu descer para os médios e, desde então, venceu Mark Muñoz e Gegard Mousasi. Se ele vencer Chris Weidman, será o terceiro lutador da história do UFC a conquistar o cinturão em duas categorias diferentes – os outros foram Randy Couture (pesado e meio-pesado) e BJ Penn (leve e meio-médio).

 

Weidman conquistou o cinturão em julho do ano passado ao vencer Anderson Silva por nocaute no UFC 162. Em dezembro, manteve o título na revanche contra o Spider, que sofreu uma fratura na perna. A luta contra Lyoto será a segunda defesa de cinturão do americano.

 

Fonte: Redação com informações do Zero Hora/ Foto: Divulgação

OUTRAS NOTÍCIAS