Tempo - Tutiempo.net

1ª Mineradora de vanádio das Américas será instalada na Bahia

Um investimento de US$ 260 milhões, aproximadamente R$ 500 milhões, que vai gerar 1.200 empregos durante a implantação e outros 400 quando estiver em operação, começa a ser concretizado nesta quinta-feira (21), no município de Maracás, na Chapada Diamantina.

 

O governador Jaques Wagner e a direção do grupo canadense Largo Resources Ltda (Largo Mineração) lançaram, na cidade, a pedra fundamental da primeira mineradora de vanádio das Américas.

 

A mina de vanádio fará da Bahia o maior fornecedor de ferro-vanádio do Brasil e é uma parceira da Largo Mineração com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), detentora dos direitos minerais da região. A mina fica na Fazenda Patrício, povoado de Porto Alegre.

 

O governador destacou que esse novo empreendimento é uma mostra de que é possível ter uma boa parceria entre público e privado; a CBPM convocou por edital as empresas privadas para que esse projeto pudesse ser viabilizado. “São ações como essa, de atração de investimentos, que possibilitaram em seis anos a geração de mais de 200 mil postos de trabalho com carteira assinada, e o mais importante é que 62% desses postos foram no interior, nas áreas de agronegócio, apoio a pequenas indústrias, serviços, mineração, entre outros”.

Vanádio

O Vanádio é um minério essencial na indústria siderúrgica, usado em beneficiamento de aço, na indústria aeroespacial, de petróleo e gás, produção de ferramentas manuais e materiais cirúrgicos. De acordo com a CBPM, a jazida em Maracás é considerada a melhor do mundo, podendo se tornar produtora estratégica em nível global.

Fonte: Redação / Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS