Tempo - Tutiempo.net

61 novos integrantes do Conselho Estadual das Cidades tomam posse

O governador Jaques Wagner deu posse na tarde desta quinta-feira (27) aos 61 novos integrantes do Conselho Estadual das Cidades (Concidades) que vão formar o colegiado pelos próximos dois anos. A cerimônia foi realizada no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo.

 

O Concidades é um instrumento de consulta e deliberação sobre políticas de desenvolvimento urbano que reúne em seu corpo 60% de representantes da sociedade civil e 40% do poder público. Seu papel é de debater, propor e fiscalizar as ações governamentais voltadas para habitação, saneamento, mobilidade e gestão urbana.

 

O governador destacou a importância da contribuição popular na gestão pública. “Administrar buscando essa interação e abrindo espaços para a participação às vezes pode parecer mais difícil, mas, certamente, traz soluções melhores e mais duradouras”.

 

Os membros do Concidades se reúnem mensalmente em câmaras temáticas e, entre outras coisas, ajudam a definir parâmetros para acesso a programas de moradia, como o Minha Casa, Minha Vida, a elaboração de leis, como a Lei Estadual de Saneamento e o Plano Estadual de Habitação.

 

Esse é o segundo grupo de conselheiros a tomar posse. Entre os desafios da nova jornada estão as discussões sobre a lei de descarte de resíduos sólidos e o Plano Estadual de Mobilidade Urbana.

 

Fonte: As informações são da Agecom Bahia/ Foto: Manu Dias

OUTRAS NOTÍCIAS