Tempo - Tutiempo.net

A Bahia está sendo prejudicada com o imbróglio que envolve um empréstimo já liberados pelo Banco do Brasil

MUDANÇA NO CRITÉRIO PARA EMPRÉSTIMO AOS ESTADOS

 O deputado federal Nelson Pelegrino (PT-BA) vai apresentar na segunda-feira (11) requerimento convocando o ministro da Fazenda, Henrique Meireles, a explicar na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados a mudança que o Tesouro Nacional fez do rating que estabelece nova classificação para efeito de capacidade de endividamento dos estados federados.

A Bahia está sendo prejudicada com o imbróglio que envolve um empréstimo de R$ 600 milhões já liberados pelo Banco do Brasil.

“Estranhamente houve mudança de critérios e a manipulação de parâmetros para a definição do rating. A lista original era de oito, ontem foi reduzido para três, prevalecendo por coincidência aqueles critérios que beneficiam os estados mais poderosos, conforme afirmou o secretário (da Fazenda da Bahia) Manoel Vitório”, afirmou Pelegrino.

De acordo com o parlamentar, “a mudança beneficia os estados mais ricos e endividados e prejudica estados menos ricos”, como a Bahia.

Para o petista, “está claro que a mudança dos parâmetros visa não só prejudicar Estados como a Bahia, como também impede que concretize empréstimo já contratado e publicado de R$ 600 milhões do Banco do Brasil e cria dificuldades de negociação com o Banco Europeu, visto que um depende da capacidade de endividamento e o outro exige aval da União”.

Leonardo Atucch

OUTRAS NOTÍCIAS