Tempo - Tutiempo.net

ABI: É mais difícil publicar algumas matérias hoje do que na ditadura

Domingos Meirelles, presidente da ABI

Em palestra pelo Dia do Jornalista em Salvador, na ultima sexta-feira (7), o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Domingos Meirelles, comentou fatos recentes do que considera censura, como o episódio em que um juiz quis proibir uma publicação do jornal Folha de São Paulo sobre um hacker que estaria chantageando o casal Michel e Marcela Temer, após clonar seu celular.

 “Hoje nós temos muito mais dificuldade de publicar certas matérias do que no período da ditadura militar.

No governo de Figueiredo, por exemplo, a gente não tinha mais censura. Hoje a censura que o jornalista sofre, ou do Judiciário ou do poder econômico, é uma coisa absurda.

É incompatível com a realidade em que a gente vive.

Vivemos num estado democrático de direito. Aí você tem o Judiciário, para minha surpresa, tomando esse tipo de atitude, de querer proibir publicações em jornais, inclusive contrariando entendimentos do Supremo Tribunal Federal”, disse Meirelles.

O jornalista também falou sobre política, e apostou que Michel Temer não conseguirá aprovar sua proposta de reforma da Previdência no Congresso.

“Essa questão do tempo para o trabalhador ter sua aposentadoria integral com mais de 70 anos de idade é uma coisa de doido”.

Para Domingos Meirelles, a terceirização irrestrita nas empresas foi “um tiro no pé” do peemedebista.

“A terceirização é uma grande maluquice, e também tem a proposta de reforma da Previdência Social. Esse eu acho que não passa. Os grandes interesses econômicos, o patronato tira partido de uma fragilidade do governo para tentar se beneficiar disso”, destacou.

Ainda sobre a terceirização, ele destacou: “Uma coisa que preocupa é o período do trabalho temporário, que passou de três meses para até nove meses. Vai haver uma rotatividade muito grande”.

Assessoria

OUTRAS NOTÍCIAS