Tempo - Tutiempo.net

Acesso a contracheque pelo Whatsapp é incorporado às rotinas de servidores e aposentados

Foto: Divulgação

Todo o fim de mês, o engenheiro Francisco Prado já incorporou à rotina o hábito de utilizar o aplicativo de mensagens WhatsApp para ter acesso ao contracheque. “Eu prefiro este canal por conta da praticidade: é um recurso que está sempre à mão, que carregamos conosco o tempo todo, o acesso é muito fácil e a resposta, imediata”, opina o funcionário público, que atua na Superintendência de Gestão e Inovação da Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

Francisco é um dos 6.656 servidores ativos, inativos e pensionistas estaduais que se cadastraram no Portal de Serviços do RH Bahia para ter acesso ao serviço, lançado de forma pioneira em outubro do ano passado pela Saeb. Deste total de cadastrados, 4.563 pessoas experimentaram efetivamente a funcionalidade, enviando mensagens por WhatsApp para receber o contracheque.

Por enquanto, os servidores ativos formam maioria entre os usuários do serviço (75,9%), enquanto aposentados representam 21,6% do total, e os pensionistas, apenas 2,5%. Do ponto de vista da faixa etária, a preferência pelo WhatsApp na hora de acessar o contracheque não parece ter muitas barreiras: se os usuários com até 30 anos formam 11,4% do total, aqueles com 60 anos ou mais correspondem a 10,87%.

Passo a passo

Para solicitar pela primeira vez o seu contracheque pelo WhatsApp, os servidores ativos, inativos e pensionistas devem ingressar na área de acesso restrito do Portal de Serviços do RH Bahia, usando seu login e senha. Nessa área, devem cadastrar o número do telefone celular em que desejam receber o holerite. No próprio site do RH Bahia é possível conferir um vídeo com o passo a passo completo para o procedimento.

Depois de realizado o cadastro, o servidor ou pensionista deve enviar mensagem de WhatsApp para o número do Assistente Virtual (71 3115-0100) e seguir as orientações que aparecerão na tela. Vale ressaltar que o envio do contracheque não será realizado automaticamente por WhatsApp, a cada mês. Sempre que precisar, o servidor deverá realizar a solicitação por meio de contato com o Assistente Virtual. Estarão disponíveis os contracheques emitidos a partir de janeiro de 2018.

Por razões de segurança, o número do aparelho celular cadastrado no RH Bahia deve ser de uso exclusivo do servidor. Além disso, caso deixe de utilizar este número, o servidor deverá desativá-lo, realizando um cadastro do novo número no Portal de Serviços do RH Bahia.

 Ascom/Saeb

OUTRAS NOTÍCIAS