Afródromo será novo circuito em 2014 no carnaval de Salvador

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

O músico Carlinhos Brown e integrantes dos principais blocos afro e afoxés do carnaval de Salvador – como Timbalada, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro e Ilê Ayiê – vão inaugurar um novo circuito para a folia da cidade a partir de 2014: o Afródromo. A ideia é reunir os blocos afro e afoxés em um espaço exclusivo, nas imediações do porto. O trajeto terá 700 metros da Avenida da França, que dá acesso ao porto, e funcionará por três dias.

De acordo com Brown, a intenção do Afródromo é levar os desfiles dos blocos afro e afoxés de volta às origens. “Os circuitos de hoje não permitem que nos expressemos como nós (blocos e afoxés) nascemos, com nossos carros alegóricos, por exemplo”, diz o músico.

A principal diferença do Afródromo para os outros três circuitos da festa em Salvador – o Osmar, o Dodô (Barra-Ondina) e o Batatinha (Pelourinho) – está na interação do público com os grupos: em vez de poder acompanhar os trios e blocos, como nos demais circuitos, os foliões assistirão aos desfiles de arquibancadas e camarotes. A capacidade será de 22 mil pessoas, como nos carnavais do Rio e de São Paulo.

Para o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o Afródromo pode se transformar em mais um instrumento para fortalecer o carnaval soteropolitano em relação a outras cidades, em especial o do Rio.

O governador Jaques Wagner (PT), também se mostrou favorável à proposta. “É uma ideia a qual a gente deve se dedicar porque a natureza dos blocos afro é diferente da dos blocos comerciais”, diz.

O prefeito e o governador acompanharam o desfile, com os ministros Marta Suplicy, Gastão Vieira e Alexandre Padilha.

Fonte: Redação / Estadão

OUTRAS NOTÍCIAS