Tempo - Tutiempo.net

Assinado acordo de cooperação com municípios beneficiados pela ponte Salvador-Itaparica

Foi assinado nesta segunda-feira (25), na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), um acordo de cooperação técnica entre o Estado e os municípios de Salvador, Vera Cruz, Itaparica e Jaguaripe, envolvidos nas obras da ponte Salvador-Itaparica. O objetivo é facilitar a colaboração durante os estudos que pretendem elaborar o plano de desenvolvimento socioeconômico da ponte, que integra o Sistema Viário Oeste.

 

De acordo com o secretário estadual do Planejamento, José Sergio Gabrielli, os estudos compreendem modelagem econômico-financeira, projetos conceituais de engenharia e análise de impactos ambientais e culturais.

 

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), encerrado em 2011, definiu uma proposta conceitual para a ponte, no que se refere aos aspectos paisagísticos, traçado, aproveitamento viário, entre outros itens.

 

Segundo Gabrielli, o PMI apontou um investimento de aproximadamente R$ 7 bilhões, englobando a construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura. “Esse valor pode ser alterado, e a partir das análises poderemos reduzir os custos”.

 

A ponte terá aproximadamente 12 quilômetros e vai reduzir a distância de 24 municípios para Salvador. Santo Antônio de Jesus, por exemplo, terá a distância reduzida em mais de 40%.

Fonte: Redação / Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS